Notícias
Corrida Zumbi dos Palmares toma conta das ruas da capital
Publicada em 19/11/2023, às 11h20 | Atualizada em 20/11/2023, às 09h31
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Nem o forte sol foi capaz de afastar os participantes da Corrida Zumbi dos Palmares pela Igualdade Racial. A 15ª edição contou com centenas de participantes, todos em prol de difundir a história da população negra na luta por seus direitos e dar visibilidade às ações de enfrentamento ao racismo, além de estimular a vida saudável por meio da prática de atividades esportivas.
A prova de 7,5 quilômetros, teve sua partida às 7h na Casa do Cidadão, na Avenida Maruípe em Itararé e chegada no Museu Capixaba do Negro (Mucane), na Avenida República, no Centro Histórico de Vitória. Os primeiros participantes concluíram o trajeto que passou pelas Avenidas Leitão da Silva e Beira Mar em cerca de 30 minutos após a largada.
O evento foi realizado pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado.
Entre os atletas estava o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que deu boas vindas aos participantes.
"Hoje é um dia de prática saudável desse esporte tão lindo que é a corrida de rua. É o esporte retomando o protagonismo na nossa capital. Em especial hoje, estamos reunidos para dar um recado à sociedade: não compactuamos com o preconceito, não compactuamos com o racismo e não compactuamos com desigualdade social. É com atitudes antirracistas que transformaremos a coletividade e criaremos uma sociedade mais justa e humanitária", declarou Pazolini.
Primeira vez
Mariana da Silva Rodrigues, de 31 anos, participou da corrida pela primeira vez.
"Comecei a correr há seis meses e é a primeira edição da Corrida do Zumbi que participo. Também é minha primeira que corro 7,5 km. Gostei da experiência. Achei a organização muito boa", disse.
Desafio
Quem também enfrentou a distância de mais de sete quilômetros pela primeira vez foi o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi.
"A melhor forma de celebrar uma data tão importante é fazer uma grande festa e corrida de rua é uma festa. Temos ainda esse tema tão importante! Certamente essa é umas provas mais importantes realizadas na capital", disse.
Quem corre é mais feliz
Esbanjando vitalidade, a maratonista e auxiliar administrativa, Dora Araújo, de 58 anos completou a prova com facilidade.
"Eu que conheço a história de Zumbi dos Palmares, estava querendo muito correr essa prova. Achei tudo muito organizado e uma prova linda. É o que sempre digo, quem corre é mais feliz!", afirmou Dora que completou a corrida em 50 minutos.
Grande sucesso
De acordo com o secretario municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi, a "XV Zumbi dos Palmares" contou com 1.000 inscritos.
"Avalio positivamente a nossa corrida, que foi a maior já realizada, e também a adesão da população à prova e a causa, que é o combate enfático ao racismo. Oferecemos gratuitamente à população kits completos, pontos de hidratação, apoio da Guarda Municipal, enfim, toda uma estrutura voltada a prática desse esporte com segurança. A corrida foi um sucesso", concluiu Libardi.