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Coronavírus: serviço Porta a Porta funcionando normalmente durante isolamento

Publicada em 16/04/2020, às 18h25

Por Melissa Künsch (mwkunsch@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Setran

Serviço Porta a Porta

Van realiza o transporte de cadeirantes de Vitória para atividades diárias (Ampliar imagem)

Serviços essenciais para a população continuam sendo oferecidos pela Prefeitura de Vitória durante a pandemia de coronavírus. Um deles é o Porta a Porta, que realiza o transporte de cadeirantes para atividades diárias.

Atualmente, o sistema conta com 415 pessoas cadastradas na capital. O sistema, que funciona das 4 horas até a meia-noite, é utilizado por elas para realizar atividades do dia a dia.

"Com o período de isolamento, houve redução no número de viagens, pois nossa maior demanda é para o transporte de escolares, e, como as aulas estão suspensas, essas viagens não têm sido realizadas. Porém, o sistema funciona normalmente para pacientes de hemodiálise, por exemplo, e também para pessoas que precisam realizar outras atividades", disse a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim.

Como funciona

Os cadeirantes moradores de Vitória e regularmente cadastrados na Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) têm a oportunidade de realizar suas tarefas e cumprir seus compromissos com maior eficácia com o auxílio do sistema Porta a Porta.

Um veículo adaptado busca o cadeirante no local previamente estabelecido e agendado e o encaminha ao seu destino, também em local e horário previamente combinados. Em outra viagem, o usuário retorna à residência ou ao ponto de onde partiu.

Podem utilizar o programa as pessoas com deficiência motora que dependam do uso de cadeira de rodas e residam em Vitória. Para se cadastrar, é necessário preenchimento da ficha de inscrição, por meio do Fala Vitória 156, acompanhada de declaração esclarecendo que necessita de cadeiras de rodas para se locomover e telefone de contato para agendamento.

Agendamento

Todas as viagens são agendadas por meio do sistema Fala Vitória 156 e pelo aplicativo Vitória Online. O usuário faz a solicitação e a Setran encaminha o pedido para a empresa contratada, que realiza os atendimentos.

Mensalmente, a Setran repassa para a empresa HM, que opera o serviço desde 2018, o valor referente às viagens, e é a empresa que realizaO  pagamento de funcionários e manutenção dos veículos.

"A Prefeitura de Vitória mantém os pagamentos à empresa em dia para que os usuários não tenham perda da oferta do serviço", enfatizou Ana Elisa.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


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