Notícias

Coronavírus: Semmam faz trabalhos on-line e ações em áreas verdes e mar

Publicada em 17/04/2020, às 07h55

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida na água
  • Vida terrestre

Divulgação Ouvidoria
Fala Vitória 156
Secretaria Municipal de Meio Ambiente também recebe demandas dos moradores pelo Fala Vitória 156 (ampliar)

Durante o isolamento por conta da pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) tem prestado variados serviços para a população de forma on-line. Neste sábado (18) completa um mês que a Prefeitura de Vitória implantou o atendimento remoto nas repartições municipais e suspendeu o expediente presencial (decreto nº 18.044). 

O Disque-Silêncio realizou duas ações programadas e respondeu a 257 reclamações pelo Fala Vitória 156. Nas chamadas, os munícipes são informados que não está sendo possível atender às demandas presenciais por conta do isolamento, mas todas estão registradas para futura fiscalização.

A Gerência de Fiscalização também atua de forma remota na questão de limpeza urbana e respondeu a 172 chamados quanto a terrenos baldios e pontos irregulares de lixo.

A Semmam realizou 23 operações náuticas, fazendo a fiscalização de 173 embarcações e aplicando 16 autos de infração e 12 de apreensão, resultando na apreensão de, aproximadamente, 2 mil metros de redes ilegais, além de quatro comunicações de crime.

Áreas verdes

Os técnicos da Gerência de Áreas Verdes responderam a 356 munícipes pelo 156 sobre demandas de arborização urbana e áreas verdes de uso público.

A Gerência de Áreas Verdes também faz várias ações, entre emergenciais e programadas, nas quais os funcionários utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e máscaras.

Divulgação Semmam
Poda de árvores
Equipe de Áreas Verdes usa EPIs para serviços na capital (ampliar)

A equipe realizou o plantio de 105 mudas de árvores e fez 294 serviços de manutenção da arborização urbana (tratamentos fitossanitários e podas de copas e de raízes de árvores).

Foram retiradas 73 árvores que estavam com possibilidade de queda, após análises dos responsáveis técnicos, e outras 115 mudas receberão manutenção, como sustentação.

O paisagismo da cidade foi mantido, sendo feito, desde 18 de março, em 21 regiões.

Animais

A Gerência de Bem-Estar Animal respondeu a 60 chamados castração, nos quais os munícipes foram informados que o cadastramento e própria operação estavam suspensos, temporariamente, devido à pandemia.

A equipe enviou 100 e-mails para tirar dúvidas de munícipes e respondeu a nove proprietários de cães e gatos sobre o projeto de castração em Vitória. Também foram recebidos 32 chamados sobre maus-tratos de animais. 

O serviço de recolhimento de animais silvestres está sendo feito apenas em casos de animais peçonhentos ou que estejam apresentando risco de acidente. Munícipes também estão sendo orientados por telefone e demais recolhimentos estão sendo encaminhados à Polícia Ambiental.

"A Semmam adaptou seu funcionamento para garantir a segurança dos servidores e, ainda, cumprir as atividades essenciais em prol do meio ambiente", disse o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho.


Voltar ao topo da página