Notícias

Coronavírus: Secretaria de Saúde alerta sobre fake news

Publicada em 22/03/2020, às 15h20

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Melissa Künsch


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
Coronavírus: alerta contra fake news
A Secretaria de Saúde elaborou um guia para ajudar as pessoas a identificar as fake news

Em meio à pandemia do coronavírus, uma das maiores preocupações das autoridades sanitárias para além da questão da saúde das pessoas são as fake news.

Neste sábado e domingo, dias 21 e 22 de março, começou a circular nas redes sociais uma mensagem dizendo que foi confirmado um caso de cornoavírus em São Pedro. Essa informação é falsa. 

Todas as informações necessárias e verídicas estão sendo passadas pelos meios de comunicação oficiais de Prefeituras, Estados, Ministério da Saúde e imprensa.

Como identificar as fake news

O ato de propagar informações falsas pode prejudicar muitas pessoas, especialmente as que mais precisam receber as devidas orientações.

Por isso, a equipe de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou um guia para ajudar as pessoas a identificar notícias falsas:

1. Não leia apenas o título
Ao receber uma mensagem, leia todo o conteúdo. Às vezes, o interior da notícia não tem relação com o título.

2. Observe o conteúdo da notícia
Se a informação for vaga ou cheia de adjetivos, num tom dramático que provoca surpresa ou raiva, desconfie. Suspeite também de erros de português, muitas exclamações ou mensagens que pedem para ser compartilhadas ao final.

3. Veja a fonte da notícia
Procure fontes confiáveis. Sites desconhecidos ou com nomes parecidos aos de outros já conhecidos são um mau sinal. Fotos que não informam a fonte também podem ser falsas.

4. Repare na data da publicação
Veja se a informação ainda é relevante e se está atualizada. Além disso, fake news antigas costumam voltar de vez em quando procurando desavisados.

5. Pesquise
Se a informação for verídica, outros sites, especialmente da imprensa, também falarão dela.

A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, duvidando sempre e compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade.

Abaixo os links que o Ministério da Saúde criou com a lista de todas as mentiras compartilhadas relacionadas à saúde, inclusive sobre o novo vírus:

https://www.saude.gov.br/fakenews

http://www.saude.gov.br/fakenewscoronavirus


Voltar ao topo da página