Notícias

Coronavírus: proteção garantida para profissionais do Pronto-Atendimento

Publicada em 01/05/2020, às 14h07

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
EPIs nos PAs
Motoristas dos PAs contam com Equipamentos de Proteção Individual para o transporte de pacientes (ampliar)
Divulgação Semus
EPIs nos PAs
Profissionais de saúde usam EPIs para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (ampliar)

Todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão disponíveis para os servidores que atuam nos Pronto-Atendimentos de São Pedro e Praia do Suá.

Para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, a Semus distribui kits com touca, avental e máscaras para todos os profissionais de ambulância que vão fazer o transporte de pacientes confirmados com a Covid-19. O uso de EPIs é obrigatório em todos os ambientes do PA, não sendo permitido o trabalho sem os mesmos.

Para atender os adultos com suspeita de síndrome respiratória gripal, até que os mesmos sejam transferidos para o hospital de referência, o PA conta com 19 leitos.  

No local, há ambientes que seguem orientações do Ministério da Saúde e normas do Governo do Estado para condutas no momento de separação dos pacientes com Covid-19 de outros pacientes.

"A Semus oferece as devidas condições de trabalho aos nossos servidores e garante que todos contam com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados. Estamos sempre trabalhando para otimizar o trabalho das equipes e também para levar segurança aos pacientes recorrem aos serviços de nosso PA", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Segurança

Motorista do PA de São Pedro há 11 anos, José Renato Reis da Costa declarou que a equipe conta com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no trabalho. "Uso máscara, touca, luva e capote. A PMV garante todos os recursos para que nosso trabalho seja feito com segurança". 

"Estamos tomando todos os cuidados necessários para garantir a nossa segurança e a dos nossos pacientes neste período delicado que estamos vivendo. Utilizamos toucas para proteger os cabelos, óculos de proteção, luvas, máscaras e capote. Temos álcool em gel disponível também. Em cada sala, temos água, sabão e pia para lavar nossas mãos. As lixeiras estão sempre limpas e sem acúmulo de lixo nas salas e nos corredores", disse a médica Isabela Ferrari Ferreia, há 13 anos no PA de São Pedro.

EPIs

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) informa que o estoque de Equipamento de Proteção Individual (EPI) está dentro da normalidade. Ressalta, no entanto, que da mesma forma que acontece em todo o País, está difícil encontrar os insumos para comprar no mercado

Até o momento já foram distribuídos nos equipamentos da rede municipal de saúde:

17.476 aventais de proteção individual
3.400.000 luvas em latex 
34.576 máscaras de proteção pessoal
29 mil toucas

Além disso, o PA é frequentemente limpo, inclusive, com desinfecção de chão, parede e mobiliários.

Divulgação Semus
EPIs nos PAs
Divulgação Semus
EPIs nos PAs

Voltar ao topo da página