Notícias

Coronavírus: PMV amplia prazo de pagamento do IPTU com desconto em cota única

Publicada em 04/06/2020, às 16h35 | Atualizada em 05/06/2020, às 12h46

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


  • Consumo e produção responsáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Imagem divulgação
IPTU 2020IPTU 2020
Contribuintes terão nova oportunidade de pagar o IPTU com desconto (ampliar)

Para minimizar os impactos financeiros causados pela pandemia do novo coronavírus junto aos contribuintes, a Prefeitura de Vitória ampliou para o dia 31 de julho o prazo para o pagamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) em cota única com desconto de 8%.

"Estamos trabalhando muito no combate ao coronavírus e, além da repercussão na saúde das pessoas, nós também precisamos cuidar da movimentação econômica da cidade. Nós estamos investindo muito em saúde e em assistência social, como a distribuição de cestas básicas. Estamos assistindo os estudantes da rede municipal de educação com material pedagógico. No caso das pessoas que pagam seus impostos, é muito importante que a gente tome medidas para ajudar. E por isso, ampliamos o prazo do pagamento em cota única com desconto do IPTU", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

O pagamento com o desconto deve ser feito até o dia 31 de julho. Caso o contribuite que começou a pagar o IPTU parcelado decida agora pagar tudo em cota única e obter o desconto de 8%, ele vai abater o valor das parcelas que ele já pagou nessa nova guia com desconto.

Os contribuintes podem retirar a guia do IPTU no portal da PMV, por meio do endereço https://tributario.vitoria.es.gov.br/Servicos/DocumentoArrecadacao/DocumentoArrecadacao.aspx.

"Estamos reabrindo a possibilidade de o contribuinte pagar o IPTU em cota única, com o desconto de 8%, para pagamento até o dia 31 de julho, para que o contribuinte que tem condições de fazê-lo tenha também o benefício do desconto", disse o secretário municipal da Fazenda, Henrique Valentim.

Tira-dúvidas sobre IPTU

- Como posso conseguir pagar a cota única?
Basta acessar o endereço https://tributario.vitoria.es.gov.br/Servicos/DocumentoArrecadacao/DocumentoArrecadacao.aspx e retirar a guia do IPTU, que terá a opção de cota única com prazo ampliado até dia 31 de julho.

- Preciso trocar o boleto?
Sim. A guia precisa ser novamente retirada no endereço sistemas.vitoria.es.gov.br/docarrecadacao com o novo prazo e a concessão do desconto de 8%.

- Se eu já paguei a primeira parcela sem cota única, como faço?
Quem já pagou a primeira cota poderá acessar o endereço eletrônico sistemas.vitoria.es.gov.br/docarrecadacao e retirar a nova guia que virá com a opção de desconto de 8%.

- Como ficam as parcelas que eu já paguei sem desconto?
Para quem já começou a pagar o IPTU parcelado e decidir agora pagar tudo em cota única para obter o desconto de 8%, ele vai abater o valor das parcelas que ele já pagou nessa nova guia com desconto.

- E se eu já programei os vencimentos das parcelas no meu banco e quero pagar com desconto agora?
Basta acessar a sua conta no banco, seja por aplicativo, caixa eletrônico ou pessoalmente, e cancelar o agendamento dos débitos. Caso não saiba como fazer, melhor sugestão é entrar em contato com o gerente de sua conta bancária para te orientar como cancelar os agendamentos.

- E se eu já paguei em cota única?
Quem já pagou em cota única lá atrás, já obteve o desconto de 8% concedido lá atrás. Está quite com o município. O que estamos fazendo é ampliando o desconto para quem ainda não pagou o IPTU e quer nova chance de obter o desconto, diante das dificuldades provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

- Para que serve essa nova lei?
Ela é a reabertura do prazo de vencimento da Cota Única referente ao Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

- Até quando posso aproveitar essa oportunidade de ter o desconto?
A oportunidade fica aberta até o dia 31 de julho de 2020, que é o prazo do vencimento referente à cota única do IPTU com desconto de 8%.

- Quem tem direito ao desconto?
Todos os contribuintes interessados no pagamento da nova cota única. 

- Como saber que terei o desconto do valor que já paguei?
O valor das demais cotas, com eventuais acréscimos, que tenham sido pagas será automaticamente compensado do valor emitido da cota única

- E como ficam as demais parcelas, elas terão alteração no seu vencimento?
O vencimento das demais cotas do IPTU fica inalterado.


Voltar ao topo da página