Notícias

Coronavírus: mais de 14 mil testes já realizados em Vitória

Publicada em 09/06/2020, às 17h17

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Testes para Covid
Vitória conta com Centro de Testagem Municipal

Vitória já contabilizou 14.165 testes para detecção do novo coronavírus, o que dá uma média de 391,19 testes para cada 10 mil habitantes. No Brasil, a taxa é de 42 testes para essa mesma proporção da população.

Em todo o Espírito Santo, por exemplo, já foram realizados 63.114 testes.

Vitória supera, por exemplo, o número de testes já realizados em Florianópolis (SC). Desde março, foram realizados 10 mil testes na capital catarinense.

A quantidade de testagens faz com que Vitória tenha maior precisão de casos confirmados de Covid-19. Vitória é apenas a 17ª capital no ranking do País, com 3.857 casos confirmados e 133 óbitos (até esta terça, dia 9).

Centro de Testagem

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) implantou, no dia 17 de abril, o Centro de Testagem (CT) Municipal, onde são ofertados 500 testes semanais.

Após consulta médica, o paciente que estiver dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde é encaminhado pelas equipes da Semus, através de agendamento, para realização do teste.

"Com o CT, foi possível ampliar a oferta de testes. Recebemos hoje da Sesa mais 1180 testes para ampliar a oferta aos nossos municipes", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

As amostras biológicas são processadas no Laboratório Municipal e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-ES).

Acompanhamento

Desde o início da pandemia, os moradores de Vitória que procuram os serviços de saúde, de forma presencial ou através da telemedicina, e apresentam qualquer tipo de sintoma respiratório são monitorados pela Semus, através das equipes da Vigilância Epidemiológica e das unidades de saúde.

Os acompanhamentos são para os casos confirmados e não confirmados de Covid-19 e acontecem por telefone e presencialmente, quando necessário. Até o momento, cerca de 5 mil pessoas estão sendo monitoradas a cada 48 horas (casos leves e moderados).

"Para realizar os testes para os sintomáticos respiratórios, seguimos as diretrizes do Ministério da Saúde. Dessa forma, nem todas as pessoas que apresentam sintomas são testadas, mas todas elas são monitoradas por nossas equipes", disse Cátia Lisboa.


Voltar ao topo da página