Notícias

Coronavírus: especialidades médicas são ofertadas por videoconsulta

Publicada em 21/05/2020, às 17h19

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Diego Alves
Videoconsulta
Médicos que atuam no Centro Municipal de Especialidades fazem atendimentos por vídeo (ampliar)
Diego Alves
Videoconsulta
Câmeras permitem que os médicos consultem e conversem com os pacientes (ampliar)

Com o sucesso dos serviços de telemedicina e videoconsulta implantados na atenção básica da rede municipal de saúde da capital, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) passou a disponibilizar também os atendimentos médicos por vídeo para os pacientes do Centro Municipal de Especialidades (CME).

As marcações para as especialidades de cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, urologia, angiologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia e reumatologia são realizadas através de encaminhamentos feitos pelas unidades de saúde de referência dos pacientes.

Como as consultas eletivas estão suspensas temporariamente nas US, os munícipes devem ligar para o Fala Vitória 156 para passar por uma avaliação médica. Os atendimentos por telefone são feitos por 29 médicos da Semus todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, o objetivo das consultas por vídeo é evitar que as pessoas saiam de casa e evitem aglomeração neste período de isolamento social, além de qualificar os atendimentos.

"Mais de 26 pacientes já estão sendo acompanhados atualmente. A equipe do CME está realizando as orientações aos munícipes e explicando todo o processo para o acesso ao atendimento. Neste momento, a principal porta de entrada para receber o atendimento das especialidades é através do 156", disse a secretária.


Voltar ao topo da página