Notícias

Coronavírus: educadores sociais dos Cajuns promovem Arraiá Fica em Casa

Publicada em 14/07/2020, às 15h28 | Atualizada em 14/07/2020, às 16h01

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semas
Arraiá Fica em Casa
Arraiá Fica em Casa conta com vídeos de alerta para prevenção ao coronavírus

Trajes típicos, músicas e brincadeiras de Festa Junina. Os Cajuns de Vitória criaram o "1º Arraiá Fica em Casa" para levar entretenimento para crianças e adolescentes neste período de isolamento social e também para fazê-los entrar no clima da festa de São João. 

Para o evento, que é on-line, os educadores sociais estão produzindo vídeos com vestimentas características da festa e mensagens para reforçar a prevenção ao coronavírus, como uso de máscara, a "nova" forma de cumprimentar o outro e a importância do álcool em gel. Também há dicas de receitas típicas.  

Os vídeos estão sendo publicados no canal do Cajun no Youtube, na página do Facebook e no Instagram @cajun.vitoria .  Em julho, todos são voltados para o "Arraiá Fica em Casa". 

"Neste momento de pandemia, o Cajun tem feito atividades interativas para que as famílias possam ficar em casa e todos se divertirem. Nesta época de Festa Junina, eu trouxe a ideia da 'Gincanria' (gincana com pescaria), em que as famílias podem se dividir em equipes na casa e, cada vez que você pescar um peixe, terá que responder a uma pergunta. Cada resposta certa tem uma pontuação", disse o educador social de artes dos Cajuns, Edson de Almeida.

Convivência

"Nosso objetivo é promover a convivência on-line, a autonomia, a inclusão digital e o fortalecimento de vínculos dos familiares, uma vez que compreendemos que os vídeos serão assistidos junto dos responsáveis, garantindo maior segurança no ambiente virtural. Usamos a temática 'Covid-19', sempre com orientação e informação para crianças e adolescentes. Toda sexta-feira estamos divulgando um vídeo 'O que você tem feito em casa?'. Foi a forma que encontramos para mencionar que estamos próximos deles, mesmo diante da pandemia", explica a coordenadora dos Serviços de Convivência para Crianças e Adolescentes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Anacyrema da Silveira Silva.


Voltar ao topo da página