Notícias

Coronavírus: Biblioteca lança contação de histórias semanal para a criançada

Publicada em 12/05/2020, às 11h16

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Semc
Viagem pela Literatura
Contadoras de histórias do grupo Chão de Letras fazem narrativas para entreter a criançada durante o isolamento social (ampliar)

Com o objetivo de incentivar a prática da leitura e alimentar a imaginação e a criatividade das crianças durante o período de isolamento, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim lança nesta terça-feira (12) uma versão virtual da contação de histórias do projeto Viagem pela Literatura.

A cada semana, três contadores de histórias trarão uma narrativa para que os pais possam ouvir e interagir de forma lúdica com as crianças.

Clique aqui para assistir às histórias

A Biblioteca Municipal, que é um espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), irá disponibilizar os vídeos com contação de histórias nas terças-feiras, por meio do canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.

Nesta primeira edição, são três histórias, narradas pelas contadoras Alzira Bossois, Marta Samor e Luciana Guimarães Merçon, integrantes do grupo Chão de Letras, formado a partir de oficinas e cursos de contação de histórias na Biblioteca Municipal.

Alzira conta a história "Kibungo", de origem africana. Marta Samor conta "Joãozinho, o marinheiro azul", de sua autoria. Luciana conta a história "Severino faz chover", da escritora Ana Maria Machado.

Interação

Segundo a coordenadora da Biblioteca, Elizete Caser, essa é uma forma de manter o contato com os leitores e continuar o trabalho do Viagem Pela Literatura, projeto premiado nacionalmente pelo incentivo à leitura e que existe há mais de 25 anos. Além disso, contribui com atividades lúdicas e criativas para este momento de isolamento social.

"Neste momento em que as pessoas devem ficar em casa, pensamos em atividades que possam ser feitas entre os responsáveis e as crianças e que incentivam a criatividade e a imaginação. Ouvir histórias nos leva a viajar pelo mundo. É uma forma de extrapolar as barreiras físicas e conhecer novos lugares", afirmou a coordenadora.

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, elogia a renovação no formato do projeto neste momento de pandemia. "É um orgulho muito grande para mim, que sou escritor, fazer parte deste grupo que fomenta a cultura e a leitura e que respeita o livro, a Biblioteca, respeita o ato de ler e que, acima de tudo, respeita o leitor", afirmou. 

Envie seu desenho

Após a contação de histórias, os responsáveis podem, junto com as crianças, fazer desenhos ou criar suas próprias histórias a partir dos personagens que mais gostou.

Segundo Elizete, essa é uma dinâmica que visa desenvolver a criatividade e a imaginação da criança. A Biblioteca Municipal irá receber os desenhos das crianças por meio do e-mail: bmvitoria@vitoria.es.gov.br.


Voltar ao topo da página