Notícias

Coronavírus: ação de distribuição de máscaras e orientação para ficar em casa

Publicada em 08/06/2020, às 11h15 | Atualizada em 08/06/2020, às 13h01

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Ricardo Aiolfi


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Semsu
Guarda Municipal distribui máscaras
Agentes da Guarda Municipal foram às ruas conscientizar a população e distribuíram máscaras

Em uma ação pensada para conscientizar as pessoas sobre os perigos da contaminação pelo novo coronavírus e a importância de ficarem em casa, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, liderou equipes da Guarda Municipal, que distribuíram 500 máscaras e deram orientações a pessoas que não respeitaram o isolamento social indo às praias de Camburi e da Curva da Jurema na manhã deste sábado. A ação ocorreu ainda no bairro Jabour e adjacências.

Além de agentes da Guarda, participaram ainda da ação os fiscais de posturas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), a Vigilância Sanitária, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

O prefeito disse que a medida tem sido adotada para todas as pessoas, como uma forma de evitar o contágio e aumentar o número de casos graves nas UTIs.

“O dinheiro público é usado para a saúde de todos. Distribuir máscaras para todos é necessário, pois o vírus pode contaminar quem está seguindo regras ou não. Se a pessoa ficar doente, vai usar uma UTI paga por todos nós e infinitamente mais cara do que uma máscara caseira”, disse ele.

A Prefeitura vem fazendo campanha em rádio, TV, internet, redes sociais, guardas municipais nas ruas, carros de som com orientação para as pessoas ficarem em casa e evitarem aglomerações. “É necessário que haja uma corresponsabilidade das pessoas. Estamos com um risco alto de contágio e, caso a situação se agrave, talvez, seja necessário medidas mais extremas. Por isso, estamos intensificando a necessidade de todos ajudarem", completou Luciano.

As orientações repassadas à população frisam a importância de evitar aglomerações e de permanecer em casa para reduzir a possibilidade de propagação do vírus, além de sempre usar a máscara quando for sair de casa, caso seja realmente necessário sair.

"Nossa intenção com essa ação é, mais uma vez, alertar a população sobre os cuidados básicos para prevenir a Covid-19, ou seja, evitar aglomeração e usar máscara, se precisar sair de casa. Esses cuidados feitos de maneira consciente pela sociedade pode evitar que medidas mais extremas sejam necessárias em um futuro próximo", explica o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.


Voltar ao topo da página