Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Coral de Todos: oficinas gratuitas de canto comunitário fomentam a cultura em Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Julya Feitoza Carvalho (jfcarvalhoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Escola FAFI - Recital de Música

Um projeto de canto coral comunitário tem movimentado Vitória, desde o mês de agosto, garantindo formação artística, intercâmbio cultural e apresentações públicas: trata-se do "Coral de Todos". A ação recebe esse nome privilegiando o repertório brasileiro, destacando tradições e identidades de diferentes regiões do Brasil. As oficinas são realizadas semanalmente, sempre aos sábados à tarde, realizando das 13h30 às 16 horas.

Participam do projeto jovens, adultos e idosos a partir de 16 anos, com ou sem experiência prévia em canto. As atividades são desenvolvidas na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), no Centro de Vitória, e terão cinco meses de duração.

Apresentações

O ciclo formativo será encerrado com duas apresentações abertas ao público, na Arena Grega da própria instituição, previstas para o quinto mês de realização, toda a programação é presencial e pensada para acolhimento do público participante e visitante, com objetivo de democratizar o acesso ao canto coral como prática artística transformadora e de impacto social promovendo inclusão e acessibilidade.

Além de fomentar competências técnicas e expressivas, a iniciativa busca fortalecer laços comunitários por meio da música. A equipe responsável reúne profissionais de destaque: a orientação artística é do maestro e mediador Sanny Santos de Souza, com sólida trajetória em regência e educação musical; a preparação vocal e cênica é de Luana Shaeffer Chagas; o acompanhamento pianístico é de Elenisio Rodrigues Barbosa Junior; e a produção executiva é assinada por Thiago Pessanha Correa, responsável pela organização e suporte técnico de todas as etapas.

O repertório privilegia gêneros e obras exclusivamente brasileiras. As atividades têm suporte técnico de maestro, preparadora vocal/cênica e pianista. De acordo com o maestro do projeto, Sanny Santos de Souza, "o Coral de Todos é um convite para a cidade cantar junto e reconhecer, na própria voz, a riqueza do Brasil. Queremos um espaço acessível e acolhedor, onde cada pessoa se sinta parte e possa se desenvolver artisticamente".

As oficinas seguem uma metodologia integrativa e formativa em três etapas: mobilização, sensibilização e preparação; apropriação do repertório e reflexão; e apresentações e avaliação ao fim do projeto, apoiada pela Secretaria de Cultura, através do Fundo Municipal de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) Selecionada no Edital de Chamamento Público nº 006/2024 de Seleção de Propostas de Mediação- Artística e Cultural nos Espaços/Equipamentos da Secretaria de Cultura de Vitória - Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).