Notícias

Contos de Guimarães Rosa se transformam em peça de teatro

Publicada em 05/11/2019, às 16h10

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação – Grupo Gota, Pó e Poeira
Peça teatral “Estórias de um povo de lá”
Espetáculo retrata histórias de pessoas que podem estar aqui e lá em seus anseios, obstáculos, religiosidade e esperanças

O espetáculo “Estórias de um povo de lá”, do grupo “Gota, Pó e Poeira”, vai divertir o público com releituras dos contos do autor Guimarães Rosa. O grupo traz a literatura, a música e o teatro para dar vida aos contos do autor. A peça é gratuita e ocorre nesta quinta-feira (7), às 15 horas, no teatro do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)/campus Vitória.

Livremente inspirado nos contos de Guimarães Rosa, o espetáculo retrata histórias de pessoas que podem estar aqui e lá em seus anseios, obstáculos, religiosidade e esperanças. O grupo vai interpretar os contos “As margens da alegria”, A menina de lá” e “A terceira margem do rio”, do livro Primeiras Histórias.

Para poder assistir à peça, é necessário reservar a vaga com a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim pelo telefone 3381-6926. A classificação indicativa é de 14 anos.

A peça teatral faz parte da programação da Semana Integrada do Ifes e faz parte do projeto Viagem pela Literatura, na atividade Viver o Livro ao Vivo e em Cores. O projeto é realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura.

Sinopse

“Estórias de um povo de lá” apresenta logo em sua abertura um prólogo com fragmentos de textos que contemplam o universo de Guimarães Rosa, seguindo depois para três pequenas histórias.

A primeira narrativa é centrada na viagem de avião de um menino ao interior onde se construía uma grande cidade. Lá ele se encanta pela natureza e pela figura de um peru, conhecendo também duros aspectos da realidade.

A segunda trata da história de uma menina isolada em seu mundo e que de repente consegue materializar todos os seus desejos, a maioria coisas simples e comuns, o que a faz diferente na visão da família e parentes.

A terceira narrativa mostra a partida de um pai que vai habitar o rio, dentro de uma canoa, criando várias versões para sua partida. A família, composta pela mãe, dois meninos e uma menina, busca explicações para aquela atitude.

Serviço
Peça teatral “Estórias de um povo de lá”
Quando: 7 de novembro (quinta-feira) às 15 horas
Onde: Teatro do Ifes Campus Vitória – Avenida Vitória, 1729 – Jucutuquara
Entrada: gratuita. Necessário fazer o agendamento pelo telefone da Biblioteca – 3381-6926
Classificação indicativa: 14 anos

Voltar ao topo da página