Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Contação de histórias e encontro com escritora Noélia Miranda na Biblioteca

Publicada em 25/11/2019, às 14h51 | Atualizada em 25/11/2019, às 14h51

Por Ricardo Aiolfi (rabarone@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Elizete Caser

A escritora Noélia Miranda vai conversar com o público e contar histórias

Noélia Miranda é especialista pedagoga institucional e aborda, principalmente, a literatura africana e afrobrasileira infantojuvenil

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim traz para o público, às 14 horas desta sexta-feira (29), a escritora e contadora de histórias Noélia Miranda para falar sobre seus processos de produção literária. Em seguida, haverá contação de histórias com Marta Samor e Tiana Magalhães. A entrada é livre e gratuita.

Noélia Miranda é especialista pedagoga institucional e aborda, principalmente, a literatura africana e afrobrasileira infantojuvenil. A roda de conversa gira em torno da produção literária da autora, possibilitando aos participantes um espaço interativo para melhor conhecer o processo criativo do seu fazer literário.

Na sequência, a autora vai contar as histórias “Mirandinha”, de Gió Araújo, e “Zacimba Gaba, princesa guerreira: a história que não te contaram”, da qual é autora.

A programação faz parte da Semana da Consciência Negra da Biblioteca Municipal, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

A atividade "Encontro com a Escritora" é parte do projeto Viagem pela Literatura, que é realizado pela Biblioteca Municipal, tendo como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos mais críticos e participativos.

Elizete Caser

Evento vai ter contação de histórias com Marta Samor e Tiana Magalhães

Tiana Magalhães vai divertir o publico na contação de histórias

Contação de histórias

Logo após a apresentação de Noélia Miranda, as contadoras Marta Samor e Tiana Magalhães, do grupo Chão de Letras, vão divertir o público com narrativas contadas de um jeito bem especial.

As histórias vão ser: "As cores de Mateus", de Mariza López Soria, e "A princesa e a ervilha”, de Rachel Isadora; “Abayomi” (conto africano tradicional), "Os irmãos"; "A velha remelenta" e "O monte Kilimanjaro, "Dofú, o sábio e "A pedra mágica", do livro de Ilan Brenman.

Noélia Miranda

É autora do livro "Zacimba Gaba, princesa guerreira: a história que não te contaram", lançado em 2014 e ilustrado por Gió Araújo. Mestranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde cursou Pedagogia. Especialista em psicopedagogia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura africana e afro brasileira/infantil e infantojuvenil.

Recebeu os prêmios "Professora Olga Borges", em 2009, e duas vezes em 2015, por desenvolver projetos antirracismo em escolas públicas. Recebeu homenagens pelos trabalhos prestados aos municípios de Cariacica (2015) e Vitória (2017). Em 2018, recebeu da UNEGRO-ES, homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Dia da Consciência Negra

Comemorado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra tem o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

A data é uma homenagem a Zumbi, que foi líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695. 

Serviço
Encontro com a escritora Noélia Miranda e contação de histórias com Marta Samor e Tiana Magalhães
Quando: 29 de novembro (sexta-feira), às 14 horas
Local: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Rua Muniz Freire, 23 – Centro
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site