Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Conselho de Defesa do Meio Ambiente realiza primeira reunião do ano

Publicada em | Atualizada em

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Amilton Freixo de Brito
Reunião do Comdema
Novos membros do Comdema participaram da primeira reunião do órgão nesta segunda-feira (19)

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) realizou, nesta segunda-feira (19), no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), a primeira reunião com os novos membros.

A nova formação do conselho atuará no biênio 2018-2020. O presidente do Comdema e secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, o órgão foi quase que totalmente reformulado e terá um perfil mais técnico para auxiliar nas decisões mais importantes envolvendo o tema "meio ambiente".

"O conselho é normativo, deliberativo e consultivo, e nada será tratado sobre meio ambiente sem a participação dos membros, que terão um papel fundamental nas decisões impactantes para a nossa cidade",  destacou Zouain.

Na primeira reunião, foram compostas as Câmaras Técnicas: Assuntos Jurídicos, Controle da Poluição, Recursos Naturais, Urbanismo e Saneamento e de Julgamento de Recursos Administrativos.

Fundambiental

Também foi abordada a autorização do Comdema para administrar o Fundambiental. "Com a aprovação desse plano, o dinheiro será investido no meio ambiente. Toda multa ambiental aplicada e que for recebida será convertida em benefícios ambientais para toda a cidade", explicou Luiz Emanuel.

Pontos prioritários são o controle da poluição do ar, com a realização de um inventário das fontes de poluição com informações sobre localização, magnitude e contribuição relativa, e a fiscalização ambiental, com aquisição de medidores de pressão sonora para fiscalização do Disque-Silêncio e outras ações.

Membros

Os conselheiros exercem um mandato de dois anos e participam de reunião ordinária uma vez por mês, sempre na primeira segunda-feira de cada mês. Eles representam instituições da sociedade civil e do poder público.

Há representantes do Executivo e do Legislativo municipais, de instituição federal de ensino e pesquisa, áreas afins da União, órgãos das áreas afins do governo estadual, entidades fiscalizadoras, organizações populares, entidades ambientalistas e organizadas dos setores empreendedor e dos trabalhadores e comunidade técnico-científica.

Decisões

O Comdema decide, em última instância administrativa, sobre todo e qualquer recurso interposto contra decisões emanadas da Semmam relativas às sanções fiscais e aos requerimentos de licença ambiental indeferidos. Dentre outras atribuições, também aprova normas, critérios, parâmetros, padrões e índices de qualidade ambiental, bem como métodos para uso e monitoramento dos recursos ambientais