Notícias

Confirma Vitória: faltas a consultas nas US perto da média estipulada para o ano

Publicada em 10/07/2019, às 13h10 | Atualizada em 10/07/2019, às 13h28

Por Eduardo Brinco, com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
Graças ao Confirma Vitória, 5.771 consultas que seriam perdidas puderam ser reaproveitadas por outros pacientes em junho

No mês de junho, a média percentual de faltas às consultas médicas nas unidades de saúde (US) de Vitória chegou a 19,12%.

O índice está muito próximo do estipulado para este ano pelo Plano de Metas 2018-2020: 18%. Em 2018, a média era de, aproximadamente, 20%.

Das 29 US, 12 ficaram abaixo do índice: Praia do Suá, Ilha de Santa Maria, Resistência, Jardim Camburi, Maria Ortiz, Jabour, Bairro da Penha, Jardim da Penha, do Quadro, Santo André, Grande Vitória e Bairro República.

Praia do Suá

A unidade que teve menor percentual de faltas no mês passado foi a da Praia do Suá, que registrou 11,29% de faltas entre as consultas agendadas e confirmadas.

A diretora da US, Rosana da Rocha Honório, acredita que esse resultado é fruto do empenho da equipe em sensibilizar os usuários quanto à importância de não perder a consulta.

"Fizemos um trabalho de conscientização com os pacientes faltosos e deu esse resultado! É um trabalho diário, no qual conversamos sobre a importância de vir se consultar ou, se não puder, desmarcar, para que outra pessoa possa aproveitar a vaga", aponta.

Confirma Vitória

Em junho de 2019, graças ao Confirma Vitória, 5.771 consultas que seriam perdidas puderam ser reaproveitadas por outros pacientes. 

Confirma Vitória

Após a marcação da consulta, o usuário recebe um torpedo oito dias antes solicitando a confirmação ou o cancelamento no sistema. O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias de antecedência pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online).

As consultas canceladas ou não confirmadas retornam para o sistema, sendo novamente disponibilizadas para outros pacientes.

A ferramenta foi desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI). 

Meta

Em parceria com a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem como meta diminuir o índice de faltas para 18% em 2019 e 16% em 2020.


Voltar ao topo da página