Notícias

Conferência debate aprimoramento das ações de Assistência Social em Vitória

Publicada em 24/07/2019, às 12h42

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Palestra
Trabalhadores da área, representantes da Semas, servidores da Prefeitura e usuários dos serviços da rede socioassistencial participam do evento
Flávio Almeida
Palestra
Objetivo do evento foi alinhar informações e propor melhorias para a gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas)

Com a temática "Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social", está sendo realizada a XI Conferência de Assistência Social, nestas terça (23) e quarta (24), no Centro Educacional Agostiniano, no Centro.

Trabalhadores da área, representantes da Semas, servidores da Prefeitura e usuários dos serviços da rede socioassistencial se reúnem para alinhar informações e propor melhorias para a gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

"A conferência tem o intuito de debater a atual situação da Assistência Social, o atendimento à população e quais as demandas mais pertinentes do nosso município", disse o aposentado José Luiz dos Santos, 66 anos.

Avaliação

"A Conferência da Assistência Social é um momento para avaliarmos a evolução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município de Vitória e tem como papel propor as novas diretrizes e os encaminhamentos que serão implementados nos próximos anos. Também é um momento em que a sociedade civil é ouvida e quando acontecem os debates junto ao poder público para trazer novas estratégias. A principal relevância é conferir se o Suas realmente está garantindo os direitos e se esses estão sendo implementandos pelo Estado", explicou a gerente de Planejamento e Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Clarice Romeiro Campos.

Aperfeiçoamento

"A Conferência Municipal de Assistência Social tem o objetivo de debater e apresentar novas propostas para o aprimoramento da política pública de Assistência Social visando ao aperfeiçoamento das ações e dos serviços ofertados na cidade de Vitoria, com a participação de representantes da sociedade civil e da administração municipal", ponderou a coordenadora da Casa dos Conselhos, Gerusa Narciso.

Aproximar

"A Conferência de Assistência Social amplia o debate e é uma chance de nos aproximar de usuários, prestadores de serviço e profissionais. Através desse evento, todos podem avaliar e encaminhar o que for necessário para aprimorar os serviços da Assistência Social em Vitória", concluiu a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Eixos Temáticos
1) Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado;
2) Política Pública tem que ter financiamento público;
3) A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade.

Programação

Nesta quarta, haverá leitura da síntese das propostas das Conferências Descentralizadas e aprovadas e das deliberações e eleição de delegados para a Conferência Estadual.


Voltar ao topo da página