Imprensa
Concretagem dos deques da orla de Andorinhas avança e é marco para o turismo e lazer em Vitória
Publicada em | Atualizada em
Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Mais uma etapa da concretagem dos deques da orla de Andorinhas foi iniciada nesta quarta-feira (22). Parte do Projeto Vitória de Frente para o Mar, o espaço conta com 650 metros de deques com arquibancadas alagáveis, iniciando nas proximidades da rua Benigno Antônio Ventura até o início da Av. Leitão da Silva, na altura da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Izaura Marques da Silva.
O secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, e o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, acompanharam o início da concretagem. Pazolini destacou a importância do projeto: "estamos diante do maior investimento em turismo da história do Espírito Santo. Estamos tornando isso tornando realidade. Construindo uma nova orla para Vitória, para Espírito Sando e para o Brasil. É um momento histórico para nossa capital", disse o prefeito.
Com 25% das obras concluídas e investimento de R$ 49.998.000,00, a orla de Andorinhas abrange uma área de 47 mil metros quadrados que inclui também os bairros Santa Luiza e Pontal de Camburi. A intervenção promete transformar a região com infraestrutura moderna, valorizando o território e ampliando as oportunidades de lazer, turismo e geração de renda.
"Esse é o maior investimento em turismo da história do Estado. O Projeto Vitória de Frente para o Mar é mais que uma obra: é um novo capítulo na relação da cidade com seu litoral. A Prefeitura de Vitória segue firme no compromisso de transformar os espaços públicos da cidade, promovendo urbanização, qualidade de vida e autoestima comunitária", afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Antes subutilizada e com pouca estrutura urbana, a orla de Andorinhas passa por uma requalificação completa. "É o Projeto Vitória de Frente para o Mar se tornando realidade. Um sonho antigo da comunidade de Andorinhas que começa a se concretizar hoje", afirmou o secretário de Obras Gustavo Perin.
A nova estrutura da Orla de Andorinhas conta com:
- Via carroçável compartilhada
- Deques ao longo da orla
- Rampas para subida de barcos
- Arquibancadas alagáveis
- Atracadouros
- Guarderia de barcos sob a ponte
- Equipamentos de lazer e esportes
Vitória de Frente para o Mar
O Projeto tem como objetivo requalificar as orlas da cidade de Vitória por meio do desenho urbano com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos, bem como de ações de melhoria da mobilidade urbana da região e o fomento das atividades econômicas que potencializem os atrativos turísticos e viabilizem alternativas de geração de renda para os moradores, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.
Obras em andamento
Orla 1ª - 97,05% - Mai/22 a Dez/25 - Ilha das Caieiras
O investimento é de R$ 96.033.385,96, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e contempla os bairros São Pedro e Ilha das Caieiras - 1,16 km. Neste trecho foram construídos estacionamento, paisagismo, passeio contínuo com calçada, ciclovia, decks, arquibancadas alagáveis, rampas e cinco atracadouros. Será construído ainda o Centro de Pescado, anexo do Museu do Pescador, praça do Caboré, queimadores de mariscos, área de manutenção de barcos, praça da quadra, e Rua Viva.
Orla 1B - 58,16% - Nov/14 a Mai/17 - Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência, totalizando 4 quilômetros.
A segunda etapa da orla de São Pedro que beneficia as orças dos bairros Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência, totalizando 4 quilômetros. O investimento é de R$ 107.794.883,25, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.
Orla do Canal de Camburi - 25,98% - Jun/24 a Mar/27 - 1º trecho da Rua Alberto Rosa até as pontes de Camburi
O Canal de Camburi é o trecho entre as pontes Governador Carlos Lindenberg - conhecida como ponte da Passagem - até as pontes Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela - conhecidas como ponte de Camburi. O investimento é de R$ 219.900.000,00.
A primeira etapa contempla - ao Norte - o trecho da orla a partir da rua Alberto Bela Rosa em Pontal de Camburi até as pontes e o mesmo trecho ao Sul os bairros Santa Luiza e Praia do Canto.
O Canal de Camburi terá uma orla com marina, atracadouros, quiosques, restaurantes, passarelas e travessia do canal. O projeto urbanístico tem o objetivo de proporcionar a integração social, potencializar a economia e valorizar o cenário ambiental e paisagístico do local.
A infraestrutura projetada cobre cerca de 3,3 km de passeio público para pedestres e ciclistas que será construído sobre a água, margeando as bordas do canal, totalizando cerca de 32.000 m² de área construída.
Mirante do Porto e Praça Getúlio Vargas - 51,47% - Ago/24 a Jan/26
A requalificação urbana da Praça Getúlio Vargas e da construção do Mirante do Porto. As obras foram contratadas por R$ 6.166.000,00 com prazo de conclusão de 18 meses.
Na praça Getúlio Vargas, o projeto traz um programa de necessidades que atende tanto os moradores da região quanto os frequentadores que utilizam o espaço para descanso do trabalho e passagem, e prevê a abertura da rua Aristides Campos para o fluxo viário desde a Avenida Princesa Isabel até a Avenida Beira Mar.
O objetivo é o de aproximar a praça para o mar na baia de Vitória e também favorecer a abertura de atividades comerciais no seu entorno, de modo a ampliar a frequência no local.
As intervenções visam promover acessibilidade, melhorar espaços livres, valorizar a paisagem da baía, e conectar percursos de mobilidade ativa.
Já o projeto do Mirante do Porto tem como objetivo específico oferecer um espaço para contemplação e descanso na borda da baia de Vitória com uma área de arquibancada alagável, que propícia um maior contato com a paisagem composta pelo Penedo, navios e embarcações que navegam pela baia de Vitória.
A área será qualificada para acolher melhor a conexão entre o transporte público e as bicicletas do Bike Vitória. Para isso serão promovidas melhorias na estrutura de parada de ônibus existente, na localização das bicicletas e no trecho de ciclovia existente, além da melhoria na iluminação pública do local.
Este é um espaço importante para a composição do trecho cicloviário da Av. Beira Mar e sua continuidade em direção aos galpões do Porto de Vitória e Vila Rubim.
Orla da avenida Beira Mar - Em licitação
O trecho beneficiado fica entre o Clube Álvares Cabral e a antiga sede do Clube Saldanha da Gama. A requalificação/ reurbanização do espaço busca promover: a acessibilidade plena, por meio de percursos seguros e confortáveis; a implantação/ melhoria de equipamentos que atendam a demanda de lazer, descanso e contemplação dos moradores do entorno e usuários do espaço; a valorização do potencial paisagístico.
As intervenções visam ainda: a apropriação das áreas pela comunidade, valorizando-a como local de entretenimento e convívio social; aumento do poder de atratividade da avenida Av. Beira mar, melhorando as condições de vida e de lazer da comunidade e a melhoria e adequação da infraestrutura das ciclovias, de forma a priorizar o modal cicloviário em detrimento ao de automóveis, estimulando a utilização deste meio de transporte.





