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Cmei Nelcy da Silva Braga reúne famílias para dialogar sobre Educação Especial
Publicada em 01/09/2023, às 17h35 | Atualizada em 01/09/2023, às 17h39
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Uma escuta ativa e sensível, garantindo uma educação inclusiva. A equipe escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nelcy da Silva Braga, em São Cristóvão, reuniu nesta sexta-feira (1º) as famílias que têm crianças matriculadas na unidade de ensino e que são atendidas pela Educação Especial, com o objetivo de promover um diálogo articulado sobre como é feito o trabalho de atendimento na modalidade, na perspectiva de uma educação inclusiva.
"Nosso plano de ação tem como objetivo na dimensão de currículo práticas pedagógicas, avaliações e interações, bem como ampliar os diálogos entre os envolvidos no atendimento da criança público-alvo da educação especial, assim, com essa ação nós ampliamos esses diálogos de forma mais específica, abrangendo as Diretrizes de Vitória e também sobre como se dá o trabalho de atendimento das crianças na escola, na perspectiva da inclusão", explicou a diretora da unidade de ensino, Cleide Montemor.
Dessa forma, em um formato de roda de conversa, a equipe gestora dialogou com as famílias sobre diversas questões relacionadas ao atendimento da Educação Especial, do papel do professor especializado e do trabalho colaborativo realizado com a professora de sala e pedagogas. Também foi realizada uma apresentação com material gráfico, seguida pela abertura de um momento para que as famílias pudessem tirar dúvidas.
"Após diálogos com as famílias, percebemos a necessidade de esclarecermos sobre as políticas de atendimento e sobre os profissionais envolvidos neste trabalho, que é colaborativo. Vale ressaltar que esta é uma ação prevista no plano de ação da unidade de ensino, e recebemos muitas felicitações pela iniciativa. Percebemos assim que essas famílias possuem ânsias que precisam ser dialogadas", reforçou a diretora.
Também foram apresentados alguns recursos utilizados pelos professores, desde tecnologias digitais, como os tablets, até uma "bolsa de recursos", que consiste em um kit preparado pela professora especializada com recursos voltados para a especificidade de cada criança, que podem auxiliar o professor de sala a incluir o aluno da educação especial nas atividades cotidianas.
"Importante ressaltarmos sempre que o objetivo principal do trabalho colaborativo realizado entre professor regente, especializado e pedagogos é identificar possibilidades e alternativas pedagógicas que podem tornar o processo de desenvolvimento das crianças e estudantes mais atrativo, eficiente e lúdico, de acordo com as características apresentadas por cada uma das crianças acompanhadas pela professora de educação especial, garantido o seu direito à aprendizagem", declarou para as famílias a diretora Cleide.
A dinâmica foi realizada no pátio da unidade de ensino, com as cadeiras dispostas em formato circular, nos turnos matutino e vespertino, e foi muito bem recebida pelas famílias, que afirmaram ser uma ótima oportunidade de dialogar e entender o trabalho desenvolvido na unidade de ensino. "Foi bem mais que uma roda de conversa, foi também um acolhimento marcado por amor e empatia por cada um dos pais que estavam ali. Eu quero deixar aqui a equipe do Cmei Nelcy da Silva Braga, que vem fazendo a diferença na vida das nossas crianças, em especial na vida da minha Luma, que é diagnosticada com autismo grau leve, e que vem mostrando muita evolução. Aqui nós aprendemos que as crianças têm sim direito a inclusão não só nas escolas, mas também na sociedade como um todo", disse Duciara, mãe Luma, do grupo 6.