Notícias
Clube da Matemática envolve estudantes na aprendizagem de forma divertida
Publicada em 21/12/2022, às 15h40 | Atualizada em 21/12/2022, às 15h48
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
O Clube de Matemática é um projeto pensado para contemplar os estudantes com melhor desempenho na disciplina, a fim de explorar todo o seu potencial. O objetivo é criar um ambiente de aprendizagem que visa o protagonismo, com o uso de metodologias ativas, jogos e materiais manipulativos. Dentre as atividades desenvolvidas, estão a resolução de problemas de olimpíadas e vestibulares, caça ao tesouro com enigmas de lógica, montagem de kits de eletrônica e jogos de estratégia.
A atividade desenvolvida pelo professor Rennan Cardoso na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloísa Abreu Júdice de Mattos, em Inhanguetá, reuniu 15 estudantes do 6° e 7° anos.
"As aulas do clube são as melhores. Acho incrível que cada aula é tão diferente uma da outra, e são super criativas também. Nos dá vontade de aprender de verdade!", afirmou a estudante Talita Falcão, do 6º ano C.
Sucesso na escola
O professor Rennan contou que, como a sala de aula regular é heterogênea, com diversos níveis de aprendizagem, os estudantes com maior engajamento e desempenho se sentem pouco desafiados e, por vezes, desmotivados. Segundo ele, nesse contexto, atividades extracurriculares como clubes são uma forma dos professores oferecerem mais material para esses estudantes, e costumam ser o "ponto alto" do ano letivo para eles.
"Os estudantes demonstraram grande engajamento nas atividades, entusiasmados a cada dia. Cada um recebeu uma carteirinha de membro do clube e um caderno personalizado. A cada atividade concluída, recebiam estrela dourada ou prateada, com premiação dependendo da quantidade de estrelas", explicou.
A equipe escolar também aprovou a implantação do Clube de Matemática. "O clube é empolgante. Os alunos participantes demonstram interesse e responsabilidade", avaliou o também professor de Matemática Welington Santos.
Para o pedagogo Valentim Bastos, a atividade proporcionou uma nova forma de os estudantes se aprofundarem na área. "O Clube de Matemática é uma atividade ímpar no processo de ensino-aprendizagem, dando oportunidade aos alunos de aprofundarem uma área importante do conhecimento", ressaltou.
"Foi uma experiência maravilhosa. Os estudantes frequentaram assiduamente o projeto no contraturno. Notou-se mudanças, como a responsabilidade e o respeito entre eles e os professores", pontuou a diretora da unidade de ensino Doris de Oliveira.