Notícias

Circuito Cultural encerra o ano com apresentações diversas para a comunidade

Publicada em 12/12/2019, às 07h09 | Atualizada em 12/12/2019, às 16h56

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Silveira
Fachada do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Grande São Pedro
Evento que marca encerramento das atividades do Circuito Cultural em 2019 acontece no CEU

Com um ano tão rico em produções nas mais diversas áreas, o Circuito Cultural de Vitória vai encerrar 2019 com o "Momento Cultural", um espaço voltado para apresentação dos resultados de todas as oficinas realizadas ao longo de 2019. Balé, capoeira, artesanato, contação de histórias e muito mais vão encantar e divertir toda a comunidade.

O evento está marcado para sábado (14), às 16 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Ilha das Caieiras. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

Ao longo de todo o evento, o Núcleo Produtivo dos Ícones da Cultura Capixaba vai expor produções que resgatam itens tradicionais da cultura capixaba.

O grupo tem como objetivo incentivar o processo de estudo, criação e produção de elementos que dialogam com a nossa identidade cultural, além de formar núcleos produtivos com foco na sustentabilidade. As aulas propõem o ensino e a produção desses produtos em formato de souvenirs utilitários.

A abertura do evento fica por conta do Núcleo de Violão, que vai tocar diversos sucessos, além de construir ritmos próprios com os aprendizados nas oficinas ao longo do semestre. 

Núcleo de Balé

O Núcleo de Balé promete emocionar pais, amigos e toda a comunidade com diversas coreografias e apresentações, que reúnem crianças de todas as faixas etárias. As turmas de 4 anos do turno vespertino se apresentam com a Dança Criativa e uma adaptação do balé “Esmeralda”. O turno matutino vai apresentar “Desengonçada”.

O evento vai contar ainda com três coreografias adaptadas do musical “Cantando na Chuva”, uma reapresentação da coreografia “Entardecer Encantado” e ainda a música “Toque Suave” e o clássico “Leãozinho”, de Caetano Veloso. 

Núcleo de Capoeira

A partir das 16h30, o Núcleo de Capoeira realizará uma apresentação do maculelê e roda de capoeira, comemorando mais um evento concluído. A apresentação contará com os berimbaus produzidos durante a oficina do segundo semestre de 2019. 

Núcleo de Teatro

O Núcleo de Teatro irá apresentar “Rádio Cidadã”, uma intervenção de uma rádio que fala sobre cidadania, mostrando diversos comportamentos e falando sobre igualdade, gentileza e caridade em diversas situações que acontecem nas filas de ônibus, bancos e terminais. A apresentação está prevista para as 17h10. 

Núcleo de Contação de Histórias

Toda a magia da imaginação vai ser liberada a partir das 17h40 com uma sessão de contação de histórias. Personagens, objetos e cenários vão se tornar reais com as narrativas fantásticas do Núcleo de Contação de Histórias do Circuito Cultural. 

Núcleo de Artesanato

A oficina de Artesanato Livre acontece quatro vezes por semana, incluindo o sábado pela manhã. Neste semestre, o núcleo trabalhou o projeto “A casa dos sonhos” com alunos do integral e iniciou as aulas de costura realizando algumas produções. Haverá desfile das produções da oficina de costura.  

Núcleo de Danças Urbanas

Para agitar todos os presentes, o Núcleo de Danças Urbanas vai apresentar todos os aprendizados praticados ao longo do semestre nas aulas. 

Encerramento

O Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural realizará no momento do encerramento uma projeção de fotos feitas pelos alunos e comentadas nas aulas durante o último semestre. As fotos são, na maioria, relacionadas a seus cotidianos, a paisagens naturais do entorno, ambiente familiar, entre outros temas.

 O Circuito Cultural é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Programação

16h – Núcleo de Violão
16h15 – Núcleo de Balé
16h30 – Núcleo de Capoeira
17h10 – Núcleo de Teatro
17h40 – Núcleo de Contação de Histórias
18h20 – Núcleo de Balé
18h40 – Núcleo de Dança de Salão
19h00 – Núcleo de Artesanato (com desfile das oficinas de costura)
19h20 – Núcleo de Danças Urbanas


Voltar ao topo da página