Notícias

Circuito Ambiental traz exposição, plantio, jogos educativos e outras ações

Publicada em 03/06/2019, às 16h26 | Atualizada em 04/06/2019, às 15h50

Por Regina Freitas, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semmam
Semana do Meio Ambiente
Estudantes conhecem a biodiversidade ambiental do município no Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas

Saber mais sobre o meio ambiente e agir em prol dele é a proposta do Circuito Ambiental, que promoverá ações em diversos espaços da cidade até o dia 13.

Esse período entrou oficialmente no calendário de comemorações da Prefeitura de Vitória a partir de 2017, substituindo a Feira do Verde, que ocorria, anualmente, na Praça do Papa.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, destacou que o Circuito Ambiental fomenta a importância da preservação e da conservação ambiental.

"Uma das principais metas é fortalecer o trabalho educacional, sensibilizando e conscientizando a população de que ela pode ser uma grande parceira nas ações em defesa do meio ambiente", disse.

Mapa Gigante

No Dia Mundial de Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), estudantes em geral poderão caminhar pelo Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas, conhecendo, assim, a biodiversidade ambiental do município, no Tancredão, das 8 às 17 horas. 

Ate sexta (7), os alunos da Emef Hildebrando Lucas terão a oportunidade de conhecer os princípios da Carta da Terra por meio de jogo de tabuleiro.

Portal de Bem-Estar Animal

A primeira ação do Circuito Ambiental foi o lançamento do Portal de Bem-Estar Animal, uma plataforma colaborativa dedicada ao cuidado e ao bem-estar dos animais. 

Exposição

Divulgação Semmam
Semana do Meio Ambiente
Exposição no hall da PMV traz várias espécies de árvores in natura da Mata Atlântica

Desta segunda (3) até sexta (7), quem vier à Prefeitura de Vitória vai conhecer um pouco mais da Mata Alântica em uma exposição aberta no hall do Palácio Municipal, como o nome "Exposição de Mata Atlântica: diversidade nas paisagens em múltiplos olhares", com várias árvores in natura da mata. 

Os visitantes poderão compreender como a Mata Atlântica faz parte do cotidiano de Vitória, compondo a paisagem na área do Maciço Central com áreas de preservação ambiental protegidas por lei e situadas em parques naturais que são unidades de conservação, como os parques da Fonte Grande, Mulembá, Tabuazeiro, Gruta da Onça e Pedra dos Olhos. 

Baleia Jubarte

O Espaço Baleia Jubarte, situado na Praça do Papa, na Enseada do Suá, receberá desta segunda-feira (3) até sexta-feira (7) alunos da rede municipal de Vitória participarão de atividades educativas e culturais voltadas a conhecer mais sobre a baleia jubarte e seu ambiente.

Projeto Tamar

Desta terça (4) a quinta-feira (6), o Centro de Visitação Tamar Vitória realiza diariamente a limpeza na praia funda.

De terça a domingo (9), a população poderá contemplar a "Exposição de Mata Atlântica de Vitória" e também a exposição de quadros "Vida Marinha: Reciclando Ideias".

No sábado (8), às 14 horas, haverá uma sessão de cinema e, às 15 horas, haverá contação de histórias.

Plantio

O plantio de mudas de árvores é outra ação. Nestas terça (4)e quarta (5), os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zipinotti farão o plantio de mudas de árvores na orla de Camburi e no bairro Mário Cypreste.

O plantio do dia 4 é uma realização da Gerência de Áreas Verdes em parceria com o Centro de Educação Ambiental da Mata da Praia e com a Secretaria de Educação. A ação do dia 5 é uma realização do Centro de Educação Ambiental do Parque da Fonte Grande e administração do parque, em parceria com a Loja Cabana Surf, que doou as mudas, com os alunos da Emef Heloisa Abreu Júdice de Mattos.

Além do plantio, os estudantes participarão de visita guiada e monitorada no Centro Ecológico Caimam, situado no Revis da Mata Paludosa (antiga Fazendinha), em Jardim Camburi.

Entre os dias 4 e 6, alunos da Emef Euvira Benedita Cardoso, de Cariacica, participarão de visita guiada e
monitorada no Centro Ecológico Caimam, situado no Revis da Mata Paludosa (antiga Fazendinha), em
Jardim Camburi.

Formação

Na sexta-feira (7), das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, no auditório do Revis da Mata Paludosa, em Jardim Camburi, acontecerá a formação "Educação Ambiental e Temas do Cotidiano de Vitória: Água, Mata Atlântica, Resíduos, Manguezal, Restinga, Bem-estar Animal". A ação é uma parceria entre Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental da Semmam e da Seme.

No mesmo dia, acontece o seminário "Impactos da Poluição Atmosférica na Saúde Ambiental", das 8 às 12 horas, realizado pela empresa Quality Ambiental. 

Expedição de limpeza

No sábado (8), quando é comemorado o Dia dos Oceanos, haverá uma grande ação de limpeza das praias de Vitória por ar, mar e terra. O trabalho é uma realização conjunta de Semmam, Ecomares, Últimos Refúgios, Associação de Moradores da Ilha do Frade (Samifra), Ecoceano e Projeto Pegada, com o apoio do Tamar, Vigilantes dos Ecossistemas, guarderia, caiaqueiros, atletas de canoa havaiana, Iate Clube e dos alunos da Ufes e do Ifes.

Outras ações

Haverá, ainda, exposição fotográfica "Cenário das Águas", de Luciano Daniel, no Espaço Baleia Jubarte, desta segunda (3) a sexta (7), das 8 às 17 horas.

No sábado (8), às 9 horas, no Parque da Fonte Grande, terá palestra "Implantação de Meliponário", para criação de abelhas sem ferrão, em parceria com a Associação de Meliponicultura do Espírito Santo (AME).

Já nos dias 12 e 13, os aprendizes do Senac terão a oportunidade de participar do Jogo Gigante da Carta da Terra. 


Voltar ao topo da página