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Cidade inteligente: Cras Online é destaque em programa da União Europeia

Publicada em 01/08/2019, às 17h21 | Atualizada em 02/08/2019, às 11h39

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Paula Bourguignon


Imagem divulgação
Agendamento online no Cras
Cras Online otimiza os atendimentos e traz celeridade para as famílias assistidas da capital
Carlos Antolini
Centro Integrado Social CIS Cras Conquista
Munícipe não precisa mais sair de casa para o agendamento, o que reduz o seu deslocamento no território

O agendamento online para os serviços dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de Vitória consta no levantamento de boas práticas do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC-LAC), da União Europeia.

Para incentivar os gestores brasileiros no desenvolvimento de cidades inteligentes, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) irá divulgar, nos próximos dias, as 11 áreas temáticas nas quais estão divididos 165 casos de sucesso da América Latina, entre eles, o Cras Online, ferramenta criada pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Vitória (Sub-TI).

De acordo com o levantamento, por meio da ferramenta, "observa-se uma redução no tempo de espera para o atendimento e nas filas, bem como a otimização do atendimento na medida em que o usuário possui acesso às informações relativas a documentação necessária específica para cada atendimento agendado e seus critérios de concessão. Outro aspecto que deve ser observado é o fato de que o munícipe não precisa sair de casa para o agendamento, o que reduz o seu deslocamento no território com a finalidade de buscar o atendimento".

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC-LAC) justificou que o desafio do Cras Online é "garantir as ferramentas necessárias para que as famílias em extrema vulnerabilidade e/ou com dificuldade de acesso às ferramentas digitais (computador, celular, internet) tenham condições de fazer o agendamento online e não sejam impedidas involuntariamente de acessar o CRAS. Para evitar isso, adotou-se como estratégia disponibilizar um computador com acesso à internet na recepção de cada Cras, onde o agendamento online já foi lançado. Assim, garante-se que a família sem acesso aos meios digitais tenha um canal de agendamento".

Ferramenta

A capital já atingiu a marca de 100% dos Cras com acesso à marcação de serviços e atendimentos por meio eletrônico (portal da PMV ou aplicativo Vitória Online). 

"O agendamento online veio para aprimorar e facilitar ainda mais os nossos serviços, com eficiência e qualidade no acesso. A marcação dos atendimentos dos Cras via computador, telefone celular ou tablet pode ser feita a qualquer hora do dia, de casa, dos espaços públicos com wi-fi (rede Vitória Online) ou de qualquer lugar com conexão à internet, sem necessidade de deslocamento", explicou a a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

"O agendamento online é um serviço de referência na cidade para a Saúde, a Educação e a Assistência Social. Um reconhecimento desse porte nos mostra que estamos no caminho certo, trabalhando para tornar Vitória cada vez mais inteligente, com mais facilidades para o cidadão", disse o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Sub-TI, Márcio Passos.

Como fazer

Para fazer o agendamento pelo site da Prefeitura, é preciso acessar o Portal de Serviços > Guia de Serviços/Serviços gerais > Agendamento on-line dos Cras. Já pelo aplicativo Vitória Online, existe um ícone exclusivo para o agendamento.

Nas duas plataformas, basta inserir o CPF e a data de nascimento. Ao completar as etapas indicadas, o agendamento é feito com o nome da pessoa solicitante e pode ser impresso.

A família que nunca foi atendida no Cras ou que não é atendida há mais de um ano precisa comparecer ao Cras de seu território e apresentar CPF, Carteira de Identidade; e comprovante de residência atual. A partir daí, passa a ter acesso ao agendamento on-line.

Serviços

A ferramenta oferece quatro alternativas de serviços: CadÚnico (inscrição, atualização ou revisão); Benefício de Prestação Continuada - BPC (solicitação e revisão); Atendimento Coletivo, realizado pela equipe técnica para identificação de demandas e encaminhamentos; e Atendimento Particularizado.

O agendamento possibilita o registro de histórico de agendamentos e de atendimentos e emite relatórios, com praticidade, segurança e transparência.


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