Notícias

Cidade Educadora: professores da rede municipal comemoram conquistas

Publicada em 15/10/2019, às 08h58

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Edlamara Conti


Diego Alves
Dia do Professor
Prefeito Luciano Rezende ao lado de alguns dos milhares de profissionais que tornam a Educação de Vitória uma das melhores do País (ampliar)

Eles aprendem para poder ensinar e, assim, vivem para educar. Sinônimo de dedicação e de esperança para as futuras gerações, os professores celebram nesta terça-feira (15) o dia deles.

Em Vitória, a rede municipal de ensino conta com uma equipe docente formada por mais de 4,7 mil professores, que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com mais de 95% dos profissionais habilitados em especialização, mestrado e doutorado, a cidade é destaque nacional em educação pública, o que reflete, entre outros, a dedicação e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Detentora do título de bicampeã em Educação (2016 e 2018) do prêmio Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes e Conectadas), a capital capixaba investe continuamente no Magistério municipal.

Investimento humano

Neste segundo semestre do ano, por exemplo, foram concedidas 12 novas licenças remuneradas para professores cursarem mestrado e doutorado. No início do ano, outros 14 educadores foram contemplados, somando, ao todo, 26 profissionais em especialização.

"Em Vitória, a política de formação da Seme vai além da promoção e ascensão dos profissionais na carreira do Magistério. É uma política de investimento humano, de desenvolvimento de pessoas, de incentivo e de valorização do servidor público municipal", revela a secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio.

Férias de 45 dias

Outra importante conquista dos professores da rede municipal de ensino foi o recebimento do pagamento de um terço de férias equivalente a 45 dias do recesso escolar.

"Esse foi um importante passo no reconhecimento do trabalho incansável e dedicado dos profissionais da Educação. Por mérito, eles gozam de 45 dias de férias e, agora, passam a receber o equivalente a esse período. É uma enorme conquista e uma vitória da Educação pública da cidade", afirma a secretária Adriana.

Premiações

A atuação dos professores da rede municipal é caracterizada pela excelência, e é comum encontrar profissionais premiados ou que tenham projetos reconhecidos nacional e internacionalmente.

Um deles é a professora Sonia Maria de Oliveira Ferreira, que leciona no Cmei Santa Rita de Cássia, em Itararé. No final do ano passado ela recebeu o XIX Prêmio Arte na Escola Cidadã, na categoria Educação Infantil, pelo projeto “Em busca de sonhos: O artista para além da imagem e da música”, desenvolvido com as crianças do Cmei.

O prêmio, apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é tido como o maior reconhecimento nacional do trabalho docente em artes nas cinco etapas da educação básica (da creche à educação de jovens e adultos) de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Robótica em sala de aula

Outro exemplo inspirador é o dos professores Alycksan Marlo Barbosa e Thereza Rodrigues, que desenvolvem o projeto “Gamificação e Robótica” com os alunos da EmefTI Anacleta Schneider Lucas, no bairro da Fonte Grande.

O conteúdo aplicado em sala de aula estará no palco de um dos maiores eventos de game e tecnologia da Europa, o “Lisboa Games Week”, que acontece em novembro, em Portugal.

O convite para apresentar o trabalho partiu da organização do evento após tomar conhecimento de um e-book escrito pela própria professora Thereza com o tema “Manual de Sobrevivência para Pais da Geração Gamer”, que aborda algumas das problemáticas que envolvem as relações no espaço familiar e educacional.

“Através do projeto, a sociedade passa a entender a urgência de uma adaptação para o processo de ensino e aprendizagem voltado a esses indivíduos inteiramente conectados”, explica a professora, que em poucos dias embarcará para a capital portuguesa levando a bandeira da educação capixaba.

Homenagens

Para celebrar o dia desses profissionais tão importantes, Secretaria Municipal de Educação (Seme) montou uma programação com ações durante todo o mês de outubro. São atividades e serviços voltados para o bem-estar, a saúde e o entretenimento dos educadores. Saiba mais aqui.

Aulas

Por conta da data, não haverá aulas nas unidades da rede municipal de ensino nestas segunda (14) e terça (15). Os dias já integram o calendário letivo das escolas, de maneira que não haja nenhum prejuízo aos estudantes e suas disciplinas.


Voltar ao topo da página