Notícias

Ciclovia da avenida Rio Branco: um projeto de humanização do espaço urbano

Publicada em 09/02/2021, às 20h00 | Atualizada em 10/02/2021, às 13h17

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Felipe Mansur


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Parcerias e meios de implementação

Divulgação / Sedec
Perspectiva Ciclovia Rio Branco
Perspectiva da nova ciclovia da avenida Rio Branco: humanização do espaço urbano e integração com o meio ambiente
Divulgação / Sedec
Perspectiva Rio Branco 3
Projeto prevê ciclovia no canteiro central da via e manutenção das vagas de estacionamento e das árvores

Humanização do espaço urbano e integração com o meio ambiente. Esse é o conceito do projeto da ciclovia da avenida Rio Branco, apresentado em audiência pública, na Igreja Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, na noite desta terça-feira (9).

O projeto foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). Estavam presentes representantes das associações de moradores e de comerciantes, além de autoridades.

A concepção do novo projeto foi baseada em três pilares: ciclovia no canteiro central, manutenção das vagas de estacionamento e preservação das árvores.

A ciclovia terá, aproximadamente, 1 mil metros de extensão e largura de três metros, estendendo-se da Ponte Ayrton Senna à avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha), também com canteiros e jardins.

Diálogo

Moradores e comerciantes da Praia do Canto e região participaram ativamente da elaboração do projeto, contribuindo com sugestões e demandas.

O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Marcelo de Oliveira, destaca que a audiência pública é mais um momento de diálogo com a comunidade. "Por orientação do prefeito Lorenzo Pazolini, logo após a posse, assumimos o compromisso de estabelecer canais de diálogo com a comunidade. Desde então, moradores e comerciantes têm sido parceiros nessa construção coletiva. Esse é um projeto elaborado a muitas mãos", afirma.

Jansen Lube
Audiência Publica Ciclovia Av. Rio Branco
Prefeito Lorenzo Pazolini participou da audiência coletiva, que contou com a presença de moradores e comerciantes da região da Praia do Canto (ampliar)
Jansen Lube
Audiência Publica Ciclovia Av. Rio Branco
"Moradores e comerciantes têm sido parceiros nessa construção. Esse é um projeto elaborado a muitas mãos", disse o secretário Marcelo de Oliveira (ampliar)

Harmonia

O conceito de humanização do espaço urbano traz a ciclovia no centro da via em harmonia com as árvores existentes e jardins criados nas bordas, que, juntamente com o estacionamento, funcionam como proteção ao ciclista. O investimento da mobilidade ativa valoriza o contexto urbano e beneficia diretamente a população.

Tecnologia empregada na ciclovia

Uma das previsões do projeto é a utilização de piso drenante no lugar das soleiras das árvores, o que conecta a ciclovia a elas. Trata-se de um piso poroso, formado por uma combinação de concreto com pedras granuladas, que deixa a água escoar facilmente até o solo.

Esse piso amplia a área útil da ciclovia e, ao mesmo tempo, protege as raízes das áreas existentes. Esta é a primeira vez que a tecnologia do piso drenante será utilizado em uma ciclovia de Vitória.

Divulgação / Sedec
Perspectiva Ciclovia Rio Branco 4
Divulgação / Sedec
Perspectiva Ciclovia Rio Branco 2

Voltar ao topo da página