Os alunos que frequentam a sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Centros de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) da capital ganharam um "plus" para garantir a aprendizagem. O grupo vai participar de uma experiência educativa e cultural com a visita ao Buda Gigante de Ibiraçu, oportunidade que é mais um incentivo à ampliação dos horizontes de aprendizagem, integração social e valorização da convivência comunitária.
A coordenadora do Centro Pop Centro, Danielle Solano, conta que a atividade externa foi planejada de forma a possibilitar aos estudantes o contato com um patrimônio cultural de relevância para o Espírito Santo. "Queremos estimulá-los a reflexões sobre valores, como: a paz, o respeito e a convivência harmoniosa. Além de proporcionar um momento de socialização, lazer e pertencimento coletivo e garantir o direito ao acesso aos espaços de memória e espiritualidade presentes no território capixaba", destacou a coordenadora.
"É muito importante, quando se trata de educação popular, poder ampliar o acesso dos estudantes aos bens culturais e aos espaços que eles não teriam acesso de outra forma", afirma diretora escolar Danielly da Silva Herzog.
A secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, destacou a importância da articulação e atuação conjunta de todas as políticas públicas na promoção da inclusão social, incentivo ao resgate da autoestima e oportunidade de novas experiências de lazer e aprendizado.
"Nossos trabalhadores buscam a excelência no atendimento para garantir mais do que a assistência básica. Acreditamos que essas atividades ajudam a fortalecer a identidade, a criatividade e a sensação de pertencimento, além de abrirem novas perspectivas e oportunidades na vida e de superação da condição de rua", comentou Soraya Mannato.