Notícias

Centenas de alunos concluem cursos de qualificação profissional

Publicada em 16/10/2019, às 06h00

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Curso de corte de cabelo
Cursos de qualificação profissional são oferecidos por meio do projeto Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado (ampliar)

Esta quarta-feira (16) será de festa para cerca de 400 alunos dos cursos do projeto "Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado", desenvolvido pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio da Gerência de Qualificação do Trabalhador, em parceria com o Procon Vitória.

É que a partir das 18h30, no auditório da Casa do Cidadão, acontece a solenidade de formatura do grupo e entrega de certificados para os participantes dos cursos de cabeleireiro assistente, auxiliar de cozinha, corte e costura, eletricista predial, mecânica automotiva preventiva para mulheres, elaboração de drinks, Inglês instrumental, barbeiro, manicure, da área de habilidades humanas, da área administrativa e comercial, formatação de computadores, instalação de sistema operacional e aplicativos, manutenção de notebooks e desenvolvimento móvel com Google Android.

Empregabilidade

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, faz questão de destacar a importância da qualificação profissional do trabalhador no aumento das possibilidades de se posicionar no mercado.

"Chegarmos ao final dos cursos com essa participação já nos enche de orgulho. Sabermos que trabalhamos e contribuímos para aumentar as chances de empregabilidade dos cidadãos do nosso município. Os cursos que montamos visaram à formação ampla, dotando-os de habilidades técnicas e comportamentais para atender às exigências de quaisquer empresas", comemorou Toledo.

A gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Oliveira, descreveu o momento como um marco na vida dos quase 400 alunos que frequentaram as salas de aula e os espaços de atendimento aos cidadãos.

"Eles puderam aperfeiçoar suas técnicas de trabalho, ampliando conhecimento e melhorando atendimento, e também se preparar para o mercado de trabalho em condições reais de ocupar uma das vagas ofertadas pelo Sine, com total capacidade de se lançarem como empreendedores, gerando renda e, até futuramente, gerar empregos", disse Fabiana.

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, falou que, ao apoiar o projeto "Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado", o órgão cumpre com sua missão na promoção de relações consumeristas mais humanas, justas e igualitárias.

"Durante os cursos, os alunos tiveram aulas de introdução aos direitos básicos e fundamentais do consumidor. Temos a certeza de que, ao se lançarem ou se manterem no mercado, terão um comportamento de respeito ao cidadão consumidor", afirmou Herica.


Voltar ao topo da página