Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Ceia de Natal antecipada emociona acolhidos do abrigo 1

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Leonardo Duarte
Ceia de Natal antecipada emociona acolhidos do abrigo 1
Ceia de Natal no Abrigo 1.

O Natal chegou de forma antecipada para os acolhidos do Abrigo Institucional de Adultos e Famílias (Abrigo 1). Na noite desta quarta-feira (10), um maravilhoso jantar foi produzido pelos chefs de cozinha Hugo Grassi e Rodrigo Resende para celebrar a data, tão importante no calendário mundial. A parte da confeitaria ficou a cargo da confeiteira do Dulce.

No cardápio, peru ao molho de tangerina e mostarda, rocambole de carne, arroz Biro Biro, farofa natalina e sobremesa perfeitamente montados em uma mesa, que Enriquecia a decoração natalina. 

Para Creuseny Duarte Rodrigues, de 63 anos, o evento representa um momento de renascimento de uma nova mulher. Ela contou que há quatro anos se tornou uma pessoa em situação de rua e, há três meses foi acolhida no Abrigo 1, sendo este Natal o primeiro em que senta a mesa e participa de uma ceia rodeada de pessoas. 

"Com o falecimento do meu marido, tive uma recaída e acabei perdendo tudo. Agora, aqui, estou tendo esta e outras oportunidade, como a de voltar a estudar. Com o apoio da equipe deste Abrigo estou tendo a oportunidade de virar a chave, me reestrutura, renascer", afirmou Creuseny, sorridente ao lado do seu novo companheiro Manoel Lino Belo (63).

Leonardo Duarte
Ceia de Natal antecipada emociona acolhidos do abrigo 1
Ceia de Natal no Abrigo 1.

Há vários anos nas ruas, Manoel disse que poder participar de uma ceia natalina, preparada por chefs renomados tornou aquele momento muito especial. "Nunca tive um Natal. Está tudo maravilhoso. Estou feliz. O presente de Natal ganhei há alguns dias", falou ele. Logico que, em seguida, a pergunta foi se ele poderia revelar. E Manoel prontamente respondeu: "Acabei de ganhar o aluguel social, além disso aqui estou podendo cuidar da minha saúde", revelou. 

Para Rafael Paixão Sacramento, de 43 anos, sendo cinco deles vividos nas ruas, estar no local, cercado por pessoas, para uma ceia de Natal, é emocionante. "É o meu primeiro Natal. Eu até imaginava que teria um festa de Natal aqui, mas estou surpreso com os olhares de felicidade deles em nos servir. Saber que foi tudo feito por chefs importantes e ver o sorriso no rosto deles engrandece ainda mais a festa. São pessoas desconhecidas que estão demonstrando carinho, acolhimento e dando sorrisos", comentou. 

Um dos pontos mais emotivos da ceia de Natal foi a participação de Renilda Maria Pereira, ex-acolhida do Abrigo, que fez questão de falar sobre o período em que esteve na condição de pessoa de rua, e do tempo em que esteve em acolhimento naquele local. Há quase dois anos domiciliada, atuando como manicure profissional e de volta ao núcleo familiar, Renilda falou sobre a importância do acolhimento no Abrigo1.

"Sinto falta do amor que recebi aqui. Quando eu cheguei as drogas eu era doente e não sabia. Em tratamento, descobri os meus traumas que levaram às drogas. Hoje, estou preparada para qualquer problema que vier. Vou estar firme para ficar de pé. O Abrigo 1 me salvou. Hoje, minha família reconhece que me tratei. Meus filhos têm orgulho de mim", declarou Renilda. 

Leonardo Duarte
Ceia de Natal antecipada emociona acolhidos do abrigo 1
Ceia de Natal no Abrigo 1.

O jantar de Natal do Abrigo 1 contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, a subsecretária de Proteção Social Especial, Carla Scardua, além dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que atuam no Serviço de Abordagem Social e de outras áreas, representantes das entidades parceiras na execução daquele serviço.   

Pazolini disse que ao longo deste ano quase mil pessoas foram acolhidas no Abrigo 1. "É muito bom poder viajar pelo país mostrando a experiência de Vitória no acolhimento desta população. Estamos celebrando vitórias. Foram 883 pessoas que passaram por este abrigo e teria valido a pena mesmo que tivesse sido apenas uma pessoa", disse Pazolini.

Soraya Mannato fez questão de exaltar a a capecidade e o preparo das equipes que atuam nos serviços da Proteção Social Especial de Vitória. "Os resultados positivos estão aí. Está na declaração da Renilda e de todos os outros que estão e/ou estiveram em acolhimento neste Abrigo", afirmou.