Notícias

CDTIV lança desafio "Vitória–Soluções para uma cidade mais humana e inteligente"

Publicada em 10/09/2019, às 13h38

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Findes
Findeslab
Lançamento do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial: objetivo é facilitar o acesso da indústria à inovação (ampliar)

A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) apresentou na última sexta-feira (6), durante o lançamento do edital da Federação das Indústrias do Estado (Findes) que vai aportar recursos em startups que apresentem soluções para projetos de grandes empresas, o desafio “Vitória – Soluções para uma cidade mais humana e inteligente”.

A iniciativa integra o Programa de Empreendedorismo Industrial do FindesLab e visa ao desenvolvimento de projetos inovadores que tragam soluções de alto impacto e gerem valor para a indústria e a sociedade, sendo a CDTIV uma das oito empresas madrinhas e representante da Prefeitura de Vitória do mesmo.

Na ocasião, foram anunciados dois temas a serem desenvolvidos pelas empresas propositoras. Um deles é "Como a tecnologia pode aprimorar a experiência turística, transformando Vitória em um Destino Inteligente?". Nesse sentido, deverão ser apontadas estratégias tecnológicas de monitoramento dos turistas que chegam e saem de Vitória, bem como de avaliação de sua experiência na cidade.

Também poderão ser apresentados projetos que visam melhorar a acessibilidade a pontos turísticos e equipamentos públicos e ampliar a mobilidade urbana dos turistas e residentes na capital.

O outro tema apresentado é "Como a tecnologia pode aprimorar a mobilidade urbana, segurança pública, assistência social, transformando Vitória em uma Cidade Mais Inteligente?". Serão aceitos projetos inovadores de monitoramento de população de rua de Vitória, coleta e tratamento local de água da chuva para usos diversos, desenvolvimento de tecnologias para iluminação pública inteligente atrelada à autonomia energética," entre outros.

Mapeamento

O diretor-presidente da CDTIV, Leonardo Krohling, destaca a importância da parceria. "A CDTIV, junto à equipe do Findeslab, vai mapear startups inovadoras dispostas a solucionar os desafios tecnológicos da cidade de Vitória e selecionar as melhores propostas de solução de startups para serem desenvolvidas e aceleradas dentro do FindesLab", explica.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de outubro, no site https://findeslab.com.br/desafio-cdtiv/. Na primeira fase, serão pré-selecionados 20 projetos, dos quais serão escolhidos 16 projetos (dois para cada desafio) de produtos, serviços, processos ou modelos de negócio inovadores.

Cada startup poderá receber financiamento de até R$ 200 mil por projeto, além de bolsa de extensão tecnológica de R$ 2 mil mensais por 12 meses e todo o suporte do SENAI e instituições parceiras em mentorias e capacitações.


Voltar ao topo da página