Notícias

CCTI do Centro promove oficina de fotografia no celular para pessoas idosas

Publicada em 07/11/2019, às 12h48

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Paula M. Bourguignon
CCTI do Centro Oficina de Fotografia
Pessoas idosas aprendem técnicas de fotografia no celular no CCTI do Centro
Paula M. Bourguignon
CCTI do Centro Oficina de Fotografia Personagem Rosângela
"Sempre paro para olhar e fotografar a natureza", afirmou Rosângela Belchior

Aos 64 anos, Rosângela Belchior Motta redescobriu a paixão pela fotografia no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) do Centro. "Meu avô e meu pai sempre foram apaixonados por fotografia. Hoje estou tendo a oportunidade de reviver isso. Amo fotografia. Meu celular deve ter milhares de imagens. Caminho e ando pelas ruas do Centro e nunca tenho hora de chegar em casa porque sempre paro para olhar e fotografar a natureza", disse.

Além dela, mais 17 pessoas idosas participam da "Oficina do Olhar", que é uma oficina de fotografia no celular oferecida em parceria com o Museu de Artes do Espírito Santo "Dionísio Del Santo" (MAES) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), cuja atividade é ministrada pelo instrutor Marcelo Siqueira.

Aperfeiçoar

"Eu decidi fazer a oficina de fotografia para poder usar bem o celular. Não podemos parar no tempo. Temos que evoluir conforme a tecnologia evolui", disse Maria Eugênia M. de Oliveira, de 78 anos.

Aulas

Nas aulas, as pessoas idosas aprendem técnicas de iluminação, enquadramento, profundidade, contraste e a parte prática da foto nos celulares. Registram o seu cotidiano nos pontos turísticos e as particularidades das ruas do Centro. Na próxima semana, vão fotografar as próprias famílias.

Recordação

"Com a oficina de fotografia nos celulares, os idosos aprendem a tirar fotos de pontos turísticos de Vitória e de seus familiares. Assim conseguem guardar de recordação. Diariamente, eles andam com seus aparelhos, e isso é algo inovador para eles. Fortalece também o aprendizado deles e os relacionamentos com os familiares e amigos", afirmou o educador social de informática Lucas Fortuna.

Paula M. Bourguignon
CCTI do Centro Oficina de Fotografia Personagem Maria Eugênia
"Eu decidi fazer a oficina de fotografia para poder usar bem o celular. Não podemos parar no tempo", disse Maria Eugênia
Paula M. Bourguignon
CCTI do Centro Oficina de Fotografia
Alunos colocam em prática o que aprendem na atividade e mostram estar antenados à tecnologia

Olhar

"A nossa ideia é que as pessoas idosas possam fazer a oficina não para virarem fotógrafos profissionais, mas para olharem para o dia a dia de uma forma diferente, começar a prestar atenção no que é bonito por onde passam e onde vivem. Temos tanta beleza aqui em Vitória, nos bairros e nas suas próprias casas. Eles estão aprendendo isto: a olhar diferente e valorizando tudo que eles têm de mais bonito", explicou o instrutor Marcelo Siqueira.

Memória

"A oficina tem como objetivo inserir esses idosos no mundo da tecnologia. A fotografia é um recurso que eles não tiveram acesso quando eram jovens. Outra importância é eles aprenderem a usar o celular como um recurso tecnológico, estimulando também o raciocínio lógico e as funções cerebrais, além de aprimorar o olhar artístico e a sensibilidade. Outra particularidade da oficina aqui no CCTI é fazer a memória e o resgate histórico e arquitetônico do Centro de Vitória. Muitos deles nasceram, cresceram e viveram nas ruas do Centro. Então eles viram essas transformações urbanas da região", destacou o coordenador do CCTI do Centro, Paulo Cassa.

Exposição

O resultado do trabalho fotográfico das pessoas idosas do CCTI do Centro será em uma exposição na reabertura do Museu de Arte do Espírito Santo, em dezembro.

Paula M. Bourguignon
CCTI do Centro Oficina de Fotografia Personagem coordenador do CCTI do Centro Paulo
"A oficina tem como objetivo inserir esses idosos no mundo da tecnologia", declarou Paulo Cassa
Paula M. Bourguignon
CCTI do Centro Oficina de Fotografia
Oficina de fotografia no celular vai resultar em uma exposição dos trabalhos produzidos pelos idosos

Voltar ao topo da página