A família de Ernane da Silva recebeu a casa própria por meio do Bônus Moradia, iniciativa da Prefeitura de Vitória que já beneficiou 290 famílias na capital.
A manhã desta terça-feira (30) marcou o encerramento das entregas habitacionais de 2025 com a realização de um sonho aguardado por mais de uma década. A família de Ernane da Silva recebeu a casa própria por meio do Bônus Moradia, iniciativa da Prefeitura de Vitória que já beneficiou 290 famílias na capital.
O beneficiário vive com a esposa, Simone, e os três filhos, Arthur, Maria Eduarda e Calebe. Morador do bairro Capixaba por cerca de 20 anos, ele teve a antiga residência interditada pela Defesa Civil em novembro de 2009, por estar localizada em área de alto risco geológico. Na época, a família precisou deixar o imóvel e foi encaminhada para abrigo, passando a receber o benefício transitório.
Após anos de espera, o munícipe foi incluído no programa Bônus Moradia em janeiro de 2024. Ao todo, foram 16 anos desde a abertura do processo e um ano e 11 meses após a assinatura do termo de adesão até a conquista definitiva da casa própria, localizada no bairro Inhanguetá.
"Foram muitos anos de espera, de incerteza e de luta para manter minha família segura. Em 2009, quando nossa casa foi interditada, tivemos que sair sem saber quando teríamos um lar novamente. Hoje, receber a chave da nossa casa própria é a realização de um sonho que parecia distante. É segurança para meus filhos, tranquilidade para minha esposa e um novo começo para todos nós", disse Ernane.
Para a vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, a entrega representa mais do que a conclusão de um processo administrativo, simboliza estabilidade, segurança e a reconstrução da vida familiar após anos de incertezas. "Encerrar o ano com a entrega de uma casa como essa é reafirmar o compromisso da Prefeitura de Vitória com as pessoas. A história do Ernane e da sua família representa a realidade de muitas outras que aguardaram por anos uma solução definitiva, com segurança e dignidade. Ver uma família que passou tanto tempo em situação de vulnerabilidade receber hoje a chave da casa própria mostra que políticas públicas bem conduzidas transformam vidas. É para isso que trabalhamos todos os dias", pontuou.
Além da nova moradia, a família também recebeu uma TV, uma geladeira e um fogão, eletrodomésticos que garantem mais conforto e qualidade de vida. Os itens foram entregues por meio da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).