Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Carroças: Prefeitura recolhe cavalos e leva animais para fazenda veterinária

Publicada em 16/12/2015, às 16h59

Por Deyvison Longui (dlbatista@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

RECOLHIMENTO DOS EQUINOS

Cavalos foram recolhidos e começaram a ser encaminhados para uma fazenda veterinária (Ampliar imagem)

Douglas Schneider

Placa informativa de proibição de circulação de carroças em Vitória

Placas sinalizam a proibição da circulação de carroças nas vias da capital (Ampliar imagem)

A Prefeitura de Vitória vai recolher, nestas quinta (17) e sexta-feiras (18), os cavalos que deixaram de atuar em veículos de tração animal na cidade e que estavam sob guarda de seus proprietários.

Eles foram proibidos de circular nas ruas de Vitória por conta da lei nº 8.763, que instituiu o Programa de Reinserção Profissional dos Proprietários e Condutores de Veículos de Tração Animal. A legislação veda o uso de animais como meio de transporte e trabalho na capital. 

O processo de licitação para escolha da instituição que ficará com a responsabilidade de cuidar dos animais – guarda, alimentação e exames de saúde - já foi finalizado e, dessa forma, os equinos podem ser levados para o local apropriado, em uma fazenda veterinária na Serra.

Indenização

O Termo de Indenização pelos Animais e Veículos de Tração Animal garantiu a 16 carroceiros cadastrados no município o valor indenizatório de R$ 1,5 mil por animal e R$ 1 mil por veículo (carroça).

"Todo o trabalho para a regularização dessa iniciativa foi conduzido por etapas e contou com muito diálogo e atuação de várias secretarias", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

"Vitória está entre as primeiras capitais do País a começar a retirar as carroças das ruas. Daremos mais um importante passo no nosso exercício de cidadania e na construção diária de uma cidade inovadora em todas as áreas. A retirada das carroças de circulação é um marco na evolução da nossa sociedade quanto ao entendimento do que é bem-estar animal, de como deve ser nossa relação com os animais e a natureza", disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain da Rocha.

Campanha

Para alertar a população sobre o impedimento da circulação de carroças em Vitória, a Prefeitura instalou, nas vias de entrada e saída da capital, placas de proibição de veículos de tração animal. Além disso, a administração municipal realizou uma campanha educativa para conscientizar os munícipes sobre a legislação.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site