A Guarda Civil Municipal de Vitória recuperou um carro roubado durante a madrugada desta segunda-feira (25), na Serra. O veículo foi localizado oito horas após o crime, no bairro Santa Luiza, em Vitória.
O automóvel, um Siena vermelho, foi identificado pelas câmeras da Central de Monitoramento enquanto circulava pelas ruas da capital. "Fomos acionados pelos operadores da Central de Monitoramento sobre o veículo roubado, que trafegava pela região da Reta da Penha, momento em que realizamos a abordagem", relatou o inspetor Rocha, do Grupamento de Apoio Operacional (Gaop) da Guarda de Vitória.
Durante a ação, o condutor tentou se passar por outra pessoa e apresentou um nome falso. "Ele informou um nome sem registro de identidade e alegou que havia pegado o carro emprestado de uma amiga. No entanto, em nenhum momento soube explicar quem seria essa suposta amiga ou apresentar seus documentos, até que conseguimos confirmar a identidade verdadeira dele na delegacia", completou Rocha.
O veículo foi apreendido e removido ao pátio credenciado. Já o suspeito foi encaminhado para a Delegacia Regional.
Repressão a roubos e furtos
A atuação da Guarda de Vitória no combate a furtos e roubos de veículos tem refletido em resultados positivos para a capital. Entre janeiro e julho de 2025, houve redução de 36% nos registros desses crimes. No mesmo período, foram realizadas mais de 360 abordagens direcionadas a carros roubados ou clonados, além da captura de criminosos foragidos e levantamento de informações, resultando em 120 detenções.
Somente este ano, 84 veículos roubados foram recuperados e devolvidos aos proprietários.
"Sabemos que quanto mais veículos recuperados, mais conseguimos inibir esse tipo de prática criminosa. A Guarda de Vitória também mantém patrulhamento baseado no mapeamento das ocorrências em toda a cidade, por isso reforçamos a importância de que as vítimas façam o registro do crime", destacou Jacimara Camponez, gerente de Proteção Comunitária (GPC) da Guarda de Vitória.