Notícias

Carro fumacê tem novo itinerário no combate a mosquitos em Vitória

Publicada em 27/02/2020, às 18h29

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Flávio Almeida
carro fumacê
Aplicação espacial de inseticida será feita em mais de 20 bairros de Vitória para combater Aedes aegypti e mosquitos comuns

A partir desta segunda-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), dá início ao novo itinerário para aplicação espacial de inseticida, técnica mais conhecida como fumacê.

O objetivo é combater tanto o mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, quanto os mosquitos comuns.

Itinerário

Os primeiros bairros a receber o fumacê serão Gurigica, Consolação, Horto, Jardim Camburi, Jucutuquara, Fradinhos, de Lourdes e Nazareth. Ao todo, mais de 20 bairros serão contemplados com o serviço durante o mês de março.

Esse itinerário foi elaborado considerando a incidência dos casos notificados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o monitoramento das armadilhas de captura de mosquitos, o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e as reclamações recebidas pelo Fala Vitória 156.

O CVSA faz regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento do Aedes aegypti e aplicação do fumacê.

Mosquitos

Devido às altas temperaturas e às chuvas de verão, é comum a presença tanto dos mosquitos Aedes aegypti quanto dos pernilongos. Ambos apresentam manchas brancas em suas "patas".

No entanto, os pernilongos não são vetores de nenhum dos sorotipos de vírus da dengue e não possuem as quatro listras brancas em seu dorso, típicas do Aedes aegypti.

Outra diferença está no comportamento das espécies. Enquanto o Aedes aegypti possui hábitos diurnos e voa abaixo de 1,2 metro, picando mais pés, pernas e joelhos, o pernilongo, voa alto, fazendo um zunido e sai para se alimentar à noite.

Técnicas

Por isso, as técnicas de uso do fumacê também são diferentes para cada mosquito. No controle dos pernilongos, o fumacê utiliza um termonebulizador e dilui o inseticida em óleo mineral, provocando uma névoa branca.

Já no controle do Aedes aegypti, o fumacê utiliza o Ultra Baixo Volume (UBV), diluindo o inseticida em água, o que resulta em pouca fumaça e odor característico, ideal para o controle desse mosquito, que tem como principal criadouro o interior dos imóveis.

Prevenção

A população pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para procurar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho.

Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Voltar ao topo da página