Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Carro fumacê inicia novo roteiro para combate aos mosquitos nesta terça

Publicada em 09/09/2019, às 14h15

Por Eduardo Brinco (ebvieira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida

carro fumacê

Fumacê inicia novo ciclo de combate aos mosquitos Aedes aegypti (Ampliar imagem)

Começa nesta terça-feira (10) o novo ciclo para o serviço de aplicação espacial de inseticida em Vitória, mais conhecido como fumacê. O itinerário do carro é elaborado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) considerando as notificações por dengue, zika e chikungunya, o monitoramento das armadilhas de captura dos mosquitos e as reclamações recebidas pelo Fala Vitória 156.

Serão usadas as técnicas de Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado e o equipamento termonebulizador veicular. Os primeiros bairros a serem contemplados, na madrugada desta terça-feira (10), das 3 às 6 horas, serão Santo Antônio, Ariovaldo Favalessa, Caratoíra, Jardim da Penha e Pontal de Camburi. Ao todo, 28 bairros serão contemplados com fumacê no mês de setembro. Veja aqui o roteiro completo.

"O objetivo é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti no meio urbano, que é responsável por transmitir dengue, chikungunya e zika", esclareceu o diretor do CVSA, Rogério Almeida.

Ações

O CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, com a realização de vistorias, tratamentos biológicos, monitoramento do Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em UBV.

Além dessas ações, a Prefeitura faz o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns, com aplicação de larvicida biológico, e visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site