Notícias

Carnaval: Império de Fátima celebra tradição ancestral das benzedeiras

Publicada em 03/02/2024, às 04h55 | Atualizada em 03/02/2024, às 04h59

Por Bárbara Bueno Sá (barbara.saeira$4h064+pref.cdtiv.com.br), com edição de Mariana Santos


Marcos Salles
Carnaval: Império de Fátima
Marcos Salles
Carnaval: Império de Fátima

Em uma noite de pura magia, a quinta escola a atravessar o Sambão do Povo foi a Império de Fátima, que trouxe o Tigre Azul e Branco benzendo todos com sua apresentação vibrante e alegre.

Com um enredo emocionante, intitulado "Benze - Benditas Benzedeiras", a escola mergulhou nas tradições ancestrais, unindo fé e elementos da natureza de diversas culturas ao redor do mundo, reforçando a mensagem de que o que vale são a fé e o bem ao próximo, independente da religião.

Com um desfile marcado por cores vibrantes e muito brilho, a escola reuniu componentes alegres e apresentou 15 alas para contar a história das benzedeiras.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira Wenderson Ricardo e Pricylla Pirola criou um espetáculo de cura e beleza. Suas fantasias trouxeram muito brilho e plumas roxas. A cada passo que davam, eles personificavam a fusão entre a leveza celestial e a firmeza terrena, que fez da dança deles uma forma de cura.

Marcos Salles
Carnaval: Império de Fátima
Marcos Salles
Carnaval: Império de Fátima

A bateria Swing do Tigre veio representando os devotos dessas mulheres benzedeiras, trazendo uma cadência envolvente e a energia contagiante, resgatando toques antigos com forte afinação. Ao comando do mestre Junior Caprichosos, a bateria fez uma explosão de sons que ressoou por todo o Sambão.

"Com este samba-enredo, o diferencial da nossa bateria é a batida de caixa firme, afinação e uma bossa que lembra o ritmo dos nossos ancestrais africanos", falou o mestre de bateria antes de correr para o recuo esperando o sinal verde.

No terceiro setor da escola, as alas e fantasias ganharam vida com o tema "Benzedeiras atuais". Na ala intitulada "Agora e Mal Olhado", as fantasias e os participantes representaram os sintomas do quebrante: olhos lacrimejantes, bocejos constantes, moleza no corpo e tristeza. O setor também mostrou as bênçãos da tecnologia para nosso benefício, acompanhando o progresso da humanidade.

Apesar da coroa do primeiro carro ter caído, a alegria da escola não se deixou abalar. Império de Fátima celebrou tradições, mas também refletiu sobre as transformações da sociedade, oferecendo uma mensagem de esperança e renovação.

O desfile finalizou com as baianas borrifando alfazema por toda a avenida, mostrando alegria e potência.

Marcos Salles
Carnaval: Império de Fátima
Marcos Salles
Carnaval: Império de Fátima

Voltar ao topo da página