Notícias

Carnaval: bloco da Semcid conscientiza sobre folia sem assédio às mulheres

Publicada em 16/02/2020, às 00h45

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Silveira
Bloco Carnaval Sem Assédio
Leonardo Silveira
Bloco Carnaval Sem Assédio

A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) colocou o bloco no Sambão do Povo, neste sábado (15), para chamar atenção para a violência contra a mulher. A apresentação da campanha educativa "Carnaval Sem Assédio - Não é Não" aconteceu entre as escolas Jucutuquara e Mocidade Unida da Glória (MUG).

Os integrantes do bloco eram servidores da Semcid, além de pessoas da sociedade civil, OAB-ES e Defensoria Pública. Além disso, o grupo Batuquedelas comandou os instrumentos e alertou o público sobre a violência contra a mulher durante o Carnaval.

Os componentes do bloco levaram para a passarela do samba faixas e cartazes. Panfletos com informações sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Vitória também foram entregues ao público.

Para o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, a ideia da campanha é fazer com que as mulheres possam curtir a folia sem serem vítimas de violência. "A importância é ser um passo na construção de uma nova cultura, uma cultura de respeito às nossas mulheres. A campanha é um instrumento de conscientização durante o período de folia, que é quando as mulheres ficam ainda mais expostas à violência", explicou.

Segundo a subsecretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire Ferreira Batista, a ação mostra para o público que a mulher deve ser tratada com seriedade e sem violência. "A mulher é dona do seu corpo e deve brincar sem assédio. Esse é o caminho. Uma festa linda dessa não poderia deixar essa mensagem de fora". 

Campanha

A campanha "Carnaval Sem Assédio" também acontecerá em blocos de rua da capital e será divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Vitória e por mensagens instantâneas. Ela traz as seguintes mensagens:

"Depois do Não tudo é assédio"
"Fantasia não é convite"
"Sexo sem consentimento é estupro"
"O corpo dela não é sua fantasia"
"Ela não te quis? Aceita que dói menos"
"Manual da paquera: Me olhou, te olhei, paquerei, te paquerei e rolou a química. Se não for assim é assédio".

Leonardo Silveira
Bloco Carnaval Sem Assédio
"A importância é ser um passo na construção de uma nova cultura, uma cultura de respeito às nossas mulheres", disse Bruno Toledo (ampliar)
Leonardo Silveira
Bloco Carnaval Sem Assédio
Bloco entrou na avenida para conscientizar os foliões sobre a importância de respeitar as mulheres e evitar o assédio (ampliar)

Voltar ao topo da página