Notícias

Carnaval 2025: tradicional Regional da Nair e mais blocos agitam o domingo (2)

Publicada em 02/03/2025, às 22h05 | Atualizada em 06/03/2025, às 16h07

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Jansen Lube
Bloco Regional da Nair
O tradicional Regional da Nair agitou a Avenida Beira-Mar (ampliar)
Jansen Lube
Personagem Ambulante - Bloco Regional da Nair
O casal de ambulantes Celso e Jussara preparados e cadastrados (ampliar)

O segundo dia do Carnaval Oficial no Centro de Vitória contou com a alegria do tradicional bloco Regional da Nair, na Avenida Beira-Mar, dividindo o horário matutino com o Bloco Maluco Beleza, que desfilou na Rua Sete de Setembro. O Puta Bloco tomou conta da avenida das 14h às 19h. Ao todo, mais de 60 mil pessoas lotaram a região.

A ambulante Bruna Silva conta que chega às 5h para organizar os produtos e colocar gelo para as vendas ao longo da passagem do bloco. "A gente já madruga aqui na rua e vai aumentando as vendas com o passar das horas. O Carnaval é sempre uma oportunidade de aproveitar e lucrar mais do que em um final de semana comum", conta a jovem de Porto de Santana, Cariacica.

O horário do almoço é quando a chapa mais esquenta na barraquinha de Cristine da Silva. "Meu carro-chefe é o churrasquinho. Como as pessoas chegam cedo, vai dando o horário do almoço e passam a procurar comida mesmo. Por isso, o que mais gosto é o horário do Carnaval em Vitória", detalha Cristine.

O mineiro Nymar Rocha juntou sete amigos, entre cariocas, mineiros e capixabas, e marcou presença na avenida. "Aqui é celebrar a amizade e aproveitar um amigo artista entre nós. A gente vem cedo porque estamos mais para a terceira idade e, aí, cedinho é melhor", brinca.

Quem também acordou cedo para se preparar para o Carnaval foi Marina Rocha. "Acordei cedo em pleno domingo para nos arrumarmos e curtirmos mais. Escolhemos o Mario Bros para homenagear com fantasia, pois fez parte da nossa infância. Agora é só curtir e não faltar nenhum dia", conta.

Já Júlia de Oliveira, também conhecida como Mulher-Maravilha, disse que chega pela manhã na avenida para terminar só à noite, no Sambão do Povo. "Tudo organizado, leve e com estrutura para curtir. É muito lindo percorrer essa baía de Vitória e se divertir", destaca a jovem.

Moradora da Praia da Costa, Rosa Armínio puxou o namorado, Celso Guimarães, do Rio de Janeiro, para o Carnaval capixaba. "É o melhor Carnaval do Brasil, pois temos alegria e, principalmente, paz. Aqui podemos brincar sem nos preocupar com a insegurança", observa.

Devidamente uniformizados e qualificados pela Prefeitura de Vitória, o casal de ambulantes Celso de Oliveira e Jussara Batista conta que a preparação faz toda a diferença. "Nós fazemos todos os cursos que são oferecidos pela Prefeitura. Isso nos deixa mais capacitados para atender ao público e oferecer tanto um serviço quanto um produto melhor para nossos clientes", conta Celso, que é vendedor de milho-verde.

Eles fazem parte do grupo de mais de 150 ambulantes que foram treinados e capacitados no curso Qualifica Verão 2025, que prepara cada vez mais os ambulantes que trabalham na cidade.

Além de uma programação extensa de blocos nas ruas e shows do Circuito da Folia, a Prefeitura de Vitória também oferece inúmeros serviços que permitem aos foliões aproveitar cada momento de diversão.

Caminhão-Pipa

Assim como no ano passado, a Prefeitura de Vitória está disponibilizando caminhões-pipa para todos os blocos do Centro da cidade durante os dias de Carnaval. São 10 caminhões distribuídos em dois turnos, manhã e noite. E os foliões curtiram receber um "banho" na avenida. Além de aliviar o calor com jatos de água refrescantes, as ruas serão limpas diariamente para proporcionar mais conforto e segurança para quem estiver curtindo a festa. Na quarta-feira, 16 caminhões-pipa farão a limpeza do local.

Pontos de Hidratação

A água pode servir para refrescar o corpo, mas é também a principal aliada na hidratação. Bebedouros estão instalados em diversos pontos do trajeto da folia, como ao lado da Praça Getúlio Vargas, no Mercado da Capixaba, no Mucane e no Sambão do Povo. Mesmo durante a festa, é importante lembrar-se sempre de beber água e manter a hidratação ao longo do dia.

Lixeiras

Mais de 150 contentores e 1.000 papeleiras estão instalados na Av. Beira-Mar, onde os principais blocos desfilam, e no trajeto do Circuito da Folia. Além disso, pontos para recicláveis também foram instalados nesses locais, em parceria com catadores e recicladores, visando reduzir o descarte inadequado de lixo e gerar renda e sustentabilidade para diversas famílias.

Confira a programação para os próximos dois dias: 

03/03 - Segunda-feira

  • 8h às 14h - Bloco Voador - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar);
  • 12h às 18h - Bloco Vai que Gama - Rua Gama Rosa.
  • 14h às 19h - Bloco Afro Coisas De Negres - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar);

Circuito da Folia:

19h - Marcus Rauta (puxada do trio);
20h - Cheiro Moreno (Sambão do Povo);
22h - Pique Novo (Sambão do Povo).


04/03 - Terça-feira

  • 8h às 15h - Bloco Amigos da Onça - Rua Barão de Monjardim;
  • 14h às 19h - Galinha Preta - Rua Maria Saraiva.

Circuito da Folia:

19h - Som e Cia (puxada do trio);
20h - Alan Venturin (Sambão do Povo);
22h - Samba 90 Graus (Sambão do Povo).

Carnaval Bloco Puta Bloco (AV. Beira-Mar)
Bloco Regional da Nair
Jansen Lube
Personagens Turistas - Bloco Regional da Nair
Os amigos do Nymar vieram do Rio e de Minas (ampliar)
Jansen Lube
Personagens - Bloco Regional da Nair
A Júlia virou a Mulher-Maravilha no carnaval (ampliar)

Voltar ao topo da página