Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Carnaval 2020: Unidos da Piedade canta Franciscos que fizeram história

Publicada em 15/02/2020, às 23h39 | Atualizada em 17/02/2020, às 09h07

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico

Carlos Antolini

Carnaval 2020 - Unidos da Piedade

(Ampliar imagem)

Carlos Antolini

Carnaval 2020 - Unidos da Piedade

(Ampliar imagem)

Com um samba-enredo emocionante, a Unidos da Piedade iniciou o desfile das escolas do Grupo Especial pontualmente às 22h deste sábado (15) homenageando grandes personalidades do Brasil e do mundo com um nome em comum: "Francisco's".

O carnavalesco Paulo Balbino explicou que seu samba é, na verdade, uma mensagem de paz e fraternidade para a comunidade e todo o Estado. "Inicialmente falaríamos apenas da oração de São Francisco, mas com as pesquisas vimos muitos outros Franciscos que lutaram por causas humanitárias e são fontes de inspiração para todos", afirma.

Apesar de a escola mais tradicional de Vitória entrar com muita garra no Sambão, colorindo a avenida de verde, vermelho e branco, alguns problemas durante o desfile podem prejudicar a nota final da Unidos da Piedade

Um dos carros alegóricos quebrou, deixando um espaço maior que o esperado entre duas alas durante o desfile. Outro momento de tensão foi o desmaio da primeira porta-bandeira, Layla. 

Mesmo com essas dificuldades enquanto acontecia o desfile, a escola não desanimou e levantou o público das arquibancadas e dos camarotes, que cantavam juntos "Oh Piedade seja porta voz nesse momento que se plante mais amor para afastar o sofrimento."

Desfile

Com 2.000 integrantes, a Unidos da Piedade abriu o desfile com duas alas coreografadas e um carro alegórico representando São Francisco de Assis.

Em cada destaque de chão, a escola apresentava um novo Francisco e sua luta. Assim, a escola levou para a avenida Chico Xavier, psicografando palavras como "Amor", "Liberdade" e "Piedade", dentre outras.

Outro Francisco lembrado  foi Chico Mendes, com carro alegórico e uma ala voltada à natureza e à comunidade indígena que o ativista defendia.

O último Francisco homenageado pela escola foi o Papa Francisco, que tem ganhado notoriedade por seu discurso enfatizando a humildade e a solidariedade.

Carlos Antolini

Carnaval 2020 - Unidos da Piedade

(Ampliar imagem)

Carlos Antolini

Carnaval 2020 - Unidos da Piedade

(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site