Notícias

Carnaval 2020: São Torquato faz uma viagem pelas emoções do imaginário

Publicada em 16/02/2020, às 06h25

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Leonardo Silveira
Carnaval 2020 - São Torquato
Leonardo Silveira
Carnaval 2020 - São Torquato

A São Torquato fez um convite irrecusável este ano: embarcar numa fantástica viagem ao "Portal das Ilusões". A escola, que já entrou na passarela com o dia claro e iluminado pelo sol, mostrou os contos de fada, valorizou o dom da vida, a fé, a divina inspiração e o que pode haver para além do mundo visível, onde não há a certeza. Uma viagem que valeu a pena por estimular, com muito brilho e fantasias, o público a repensar sua existência.

A agremiação, que venceu o Grupo A em 2019, teve um desfile repleto de seres mágicos com foco da comunidade. A escola de Vila Velha fechou os desfiles do Carnaval de Vitória, neste domingo (16), e foi feliz na abordagem dos reinos encantados e seus principais personagens por meio de um enredo criativo.

O samba da vermelho e branco mostrou um universo múltiplo. Figuras que percorreram lugares por meio da imaginação. A agremiação canela-verde entrou na passarela com 1,5 mil componentes, divididos em 21 alas e três carros alegóricos, além de um tripé.

"Abrindo os portais da ilusão. Contos de fadas têm romances e belezas, princesas e gnomos, heróis imortais. No reino encantado, a revelação. Espelho me diz quem é a mais bela do nosso sambão", dizia o samba-enredo.

"Nós pensamos em um mundo que se transforma em uma grande caixa de surpresas a todo momento e que encanta o espírito. O imaginário é parte inseparável da existência humana, em todos os momentos, e nossa comunidade se uniu para estimular a imaginação de quem veio se divertir", disse o presidente da São Torquato, Jonas Scneider.

Colorido

Pássaros de todos os tamanhos, borboletas, peixes e os seres aquáticos foram representados na passarela com o bom gosto típico dos melhores artistas de confecção. As profundezas do mundo das águas, os sonhos, a magia dos oceanos... tudo criado para emocionar e para tocar, arrepiar.

A proposta do enredo foi mostrar que jamais teremos as respostas aos nossos mais antigos anseios, mas sempre faremos uso da ilusão para continuar a persegui-los e que de ilusão também pode-se viver, por que não? Muito bem.

A escola apresentou uma mistura de fé e samba que incendiou o Carnaval. Mostrou um universo múltiplo, com figuras em constante movimento, percorrendo vários caminhos, conhecendo outros lugares.

O olhar multicolorido de uma nova terra, o reino dos rituais midiáticos, ou seja, os meios de comunicação, arrebatando as massas, a televisão, a verdadeira janela da vida que faz da ilusão a realidade, e da realidade a ilusão.

Leonardo Silveira
Carnaval 2020 - São Torquato
Leonardo Silveira
Carnaval 2020 - São Torquato

Voltar ao topo da página