Notícias

Carnaval 2020: Novo Império traz reflexões sociais sobre a infância

Publicada em 16/02/2020, às 04h37

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico

Leonardo Silveira
Carnaval 2020 - Novo Império
Leonardo Silveira
Carnaval 2020 - Novo Império

A Novo Império foi a quinta escola a desfilar no Sambão do Povo, na madrugada deste domingo (16), e mostrou que o Carnaval pode mesclar beleza e alegria com reflexões sociais. Com o enredo “O bê-a-bá dos guris – uma lição para todos”, a escola de samba de Caratoíra levou para a avenida a infância e seus direitos segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa 30 anos em 2020.

A ideia do tema ganhou força quando a porta-bandeira mirim da Novo Império, Maria Alice, que também é filha do presidente, Alessandro Souza Santos, disse que queria ver a escola falando sobre as crianças na avenida. O carnavalesco Petterson Alves logo abraçou a ideia e começou a estudar o Estatuto da Criança e do Adolescente para fazer o samba-enredo. E então surgiu o “Bê-a-bá dos guris”

Além de destacar o ECA, a Novo Império também trouxe em destaque uma ala mostrando as crianças em situação de rua, em um ambiente sombrio, com brigas e abandonado. Um cenário que se destacou diante das outras alas da escola, coloridas e alegres.

A Novo Império também destacou a saúde na infância, com um carrossel de vacinas e componentes fantasiados de gotinhas e vírus.

A escola também destacou a parte lúdica das crianças, com alas repletas de pessoas fantasiadas de doces, com direito a algodão doce para a plateia e de brincadeiras como futebol, cubo mágico e amarelinhas. 

Para finalizar o desfile, a Novo Império trouxe um carro alegórico com o ECA e outros livros, seguido de crianças e adultos vestindo becas, numa alusão de que a educação é o melhor caminho para a infância e para o futuro da sociedade.

Leonardo Silveira
Carnaval 2020 - Novo Império
Leonardo Silveira
Carnaval 2020 - Novo Império

Voltar ao topo da página