Notícias

Caranguejo Uçá: campanha de conscientização atinge cerca de 4,9 mil pessoas

Publicada em 13/01/2020, às 17h01

Por Regina Freitas, com edição de Josué de Oliveira


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida na água

Divulgação Semmam
caranguejo
Os agentes visitaram bares e restaurantes durante o fim de semana

Educadores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente realizaram ações educativas em vários pontos da cidade, falando sobre a importância de se respeitar a Andada do Caranguejo Uçá, e foram alcançadas cerca de 4,9 mil pessoas durante o fim de semana. 

Entre as ações educativas realizadas pelos educadores ambientais estão a colocação de cartazes em locais de consumo e venda do crustáceo, como bares, peixarias e restaurantes, além do contato direto com o consumidor e o comerciante.

Foram feitas ações nos comércios da Enseada do Suá, Horto Mercado, bares e feira atrás do Horto e na loja náutica, além de um trabalho direto com os servidores e munícipes que estavam nas salas do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), na Enseada do Suá.

Abordagens

A Campanha Praia Limpa aproveitou que as equipes de abordagens estavam fazendo o trabalho educativo sobre o ambiente praial, para abordar, também, a importância de se respeitar o período da Andada do Caranguejo Uçá.

Até o dia 15 deste mês estão proibidos a captura, o comercialização, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento e industrialização dos indivíduos da espécie Ucides cordatus, bem como das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado) informou a Gerente de Educação Ambiental Juliana Sardinha. 

As datas de proibição são divulgadas nos hotéis e quiosques da orla, nos ônibus de Vitória, no Instagram e Facebook da prefeitura.

A Coordenadora de Relações com as Comunidades Rita Vasconcelos informou que o objetivo das atividades é sensibilizar à população sobre a importância de se respeitar o período da Andada e o Manguezal para que dessa forma esse ecossistema tão importante e o crustáceo sejam preservados.

Andada

Entende-se por Andada o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

Os outros períodos de andada são:

de 09/02/2020 a 14/02/2020
de 09/03/2020 a 14/03/2020
de 07/04/2020 a 12/04/2020


Voltar ao topo da página