Notícias

Cajuns celebram Dia da Consciência Negra com festas e momentos de reflexão

Publicada em 14/11/2019, às 11h09

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Cajun Itararé
Variadas atividades vão marcar celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra nos Cajuns. Pequenos já se preparam no Cajun de Itararé (ampliar)
Divulgação Semas
Cajun Jaburu
Preparação para a data está a todo vapor no Cajun de Jaburu (ampliar)

A riqueza cultural do povo negro será destaque nas celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra que as 14 unidades dos Cajuns vão realizar a partir desta segunda-feira (18).

Para receber crianças e adolescentes, as equipes técnicas decoraram os espaços de acordo com a temática e usarão vestimentas tradicionais e pinturas no rosto.

Cada unidade elaborou a própria programação, com brincadeiras e clima de festa. Mas o momento é também de reflexão sobre fatos históricos, igualdade de direitos e de respeito.

Por isso, os Cajuns trabalharam com filmes, músicas e biografias de personagens, abordando o tema por diferentes ângulos e atitudes.

Dessa forma, o Cajun Bela Vista decidiu fazer uma apresentação na pracinha do bairro, na terça-feira (19), a partir das 9h30. "Vamos fazer apresentações de capoeira e música pela manhã. À tarde, serão só brincadeiras com o tema Afritude", explica o coordenador Igor.

Capoeira e maculelê são os destaques do Cajun Solon Borges, que vai celebrar a data duas vezes: no dia 15, às 14h30, para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes, e no dia 22, pela manhã, no Centro de Referência para Pessoa com Deficiência (CRPD).

"Os Cajuns estão trabalhando a formação da identidade, os laços sociais, as relações de cidadania, o direito de ter direitos e deveres, o direito de pertencer e de ser diverso", explica a coordenadora do Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes Caminhando Juntos (Cajun), Anacyrema da Silveira.

Programação

Dia 18
Cajun Nova Palestina

Dia 19
Cajun Bela Vista
Cajun Praia do Suá
Cajun Consolação

Dia 20
Cajun Bonfim
Cajun Conquista
Cajun Solon Borges

Dia 21
Cajun Andorinhas
Cajun Santo André
Cajun Romão

Dia 22
Cajun Solon Borges, no CRPD

Dia 26
Cajun Caratoíra
Cajun do Quadro


Voltar ao topo da página