Notícias

Cajun do Morro do Quadro ganha nova vida com pintura de crianças e adolescentes

Publicada em 01/10/2019, às 13h34 | Atualizada em 01/10/2019, às 14h04

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Muro morro do quadro pique pintar
Crianças e adolescentes participaram do trabalho de revitalização do muro do Cajun do Morro do Quadro
Guiomedce Paixao
Muro morro do quadro pique pintar
Irmãos Mayra Eduarda e Ryan Guilherme Berto aprovaram a experiência

Com o objetivo de valorizar e integrar a comunidade, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes (Cajun) do Morro do Quadro participaram do desenho e da pintura do muro do equipamento.

Eles retrataram em diferentes artes cerca de 500 m² de imagens que retratam afeto e respeito. A revitalização do muro do Cajun contou com a participação de 75 pequenos dos turnos matutino e vespertino. 

As irmas gêmeas Millena e Micaella da Vitória, de 15 anos, aprovaram o trabalho. "Estamos aqui desde os 6 anos e estamos chegando na idade máxima para participar das oficinas do Cajun. Nossa família já faz parte da história deste Cajun. Eu amo isso daqui. Sinto que plantamos algo e foi muito bom fazer a pintura", disse Millena.

"Podemos até sair do Cajun, mas a amizade por todos os educadores sociais vai permanecer para sempre. Sentiremos falta das oficinas de dança, de artes e circo", comentou Micaella.

Diversão

Os irmãos Marya Eduarda, 12, e Ryan Guilherme Berto, 6, também gostaram da experiência. "Pintamos o banco juntos. Mas eu sou mais detalhista e organizada que ele. Ryan faz muito bagunça (risos)", citou Mayra.

"Foi a primeira vez que fiz uma atividade assim e foi bem divertido", comentou Ryan.

A Arte é Nossa

O projeto "Pique Pintar" partiu da proposta do projeto A Arte é Nossa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura (Semc) e que transforma espaços públicos em uma galeria a céu aberto.

O projeto no Cajun é de autoria de Kika Carvalho, contando com as produtoras Telmi Adame e Larissa Rangel e a pintora Luisa Aguiar.

Protagonismo

"A pintura vai além do muro do Cajun do Morro do Quadro. Sou grafiteira há 10 anos e, como temática, busquei abordar o protagonismo infantil e os direitos da criança e do adolescente, através do respeito e do afeto. Tive uma participação no Cajun como educadora social de artes", ponderou Kika Carvalho.

Repaginada

"Estamos trabalhando o eixo temático de "participação". Então é importante a parceria do Cajun com o Projeto Pique Pintar e a comunidade. Realizamos a repaginada no muro do Cajun, que ganhou uma nova cor e nova vida. Faz muita diferença na comunidade a participação de todos", explicou o coordenador do Cajun do Morro do Quadro, Jhones Teixeira da Silva.

Guiomedce Paixao
Muro morro do quadro pique pintar
"Busquei abordar o protagonismo infantil e os direitos da criança e do adolescente", disse grafiteira Kika
Guiomedce Paixao
Muro morro do quadro pique pintar
Trabalho na unidade do Cajun integrou o projeto Pique Pintar

Voltar ao topo da página