Notícias

Cajun Caratoíra faz exposição fotográfica com olhar de jovens sobre o território

Publicada em 11/11/2019, às 06h00

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Oficina de composição fotográfica no Cajun Caratoíra em parceria com a Ufes
Crianças e adolescentes do Cajun tiveram uma introdução às técnicas de composição fotográfica para montar a exposição
Divulgação Semas
Oficina de composição fotográfica no Cajun Caratoíra em parceria com a Ufes
Atividade foi proposta visando estimular o olhar das crianças e adolescentes para os potenciais do território em que elas vivem

Em tempos de compartilhamento de imagens digitais, os participantes do Cajun Caratoíra vão surpreender na Mostra Cultural com uma exposição fotográfica toda em tons azuis. É a cianotipia, uma técnica de captura de imagens e impressão que estimula a aplicação de conhecimentos em química, física e de composição.

O evento será no próximo dia 14, às 18h30, na Unidade de Saúde do Alagoano. As fotografias impressas no processo cianótipo chamam a atenção pelas tonalidades azuis, resultantes da utilização de dois produtos químicos: citrato de amônio e ferro (III) e ferricianeto de potássio.

E a ideia é esta mesmo: despertar a atenção do público para as imagens capturadas no território e que demonstram como as crianças e os adolescentes participantes do Cajun identificam o espaço. A exposição também será levada para a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no próximo mês.

Workshop

Segundo o coordenador da unidade, Rafael de Souza Garcia, a exposição é fruto de um workshop realizado na unidade pelos educadores locais em parceria com seis alunas da disciplina "Práticas Educativas em Espaços Não-Escolares", do curso de Pedagogia da Ufes.

Crianças e adolescentes tiveram uma introdução às técnicas de composição fotográfica com a educadora de capoeira Louise Gripp.

Depois, as turmas saíram em excursão pelo território para registrar, com câmeras de telefone celular, o que é a comunidade no olhar de cada um. Essa atividade foi realizada com o educador de música Luiz Eduardo dos Santos Martins, acompanhado pelas alunas de Pedagogia.

E a impressão das imagens produzidas foi conduzida pelas alunas da Ufes e a educadora Louise Gripp. "Essa atividade foi proposta visando estimular o olhar das crianças e adolescentes para os potenciais do território em que elas vivem, o sentimento de pertença, além de contribuir com novas experiências e conhecimentos em fotografia", diz Rafael.

As vivências das alunas resultaram em um projeto de intervenção exigido pela disciplina e foi acompanhado pela professora orientadora Jacyara Paiva. Participaram de todo o processo as estudantes Eduarda Fagundes Tedesco, Laysa Gomes Soares dos Santos, Heloisa Feghali, Letícia Gonçalves, Luiza Butke e Stheffany dos Santos

Divulgação Semas
Oficina de composição fotográfica no Cajun Caratoíra em parceria com a Ufes
Jovens usaram técnica de captura de imagens e impressão que estimula a aplicação de conhecimentos em química, física e de composição
Divulgação Semas
Oficina de composição fotográfica no Cajun Caratoíra em parceria com a Ufes
Exposição contribui com novas experiências e conhecimentos em fotografia para participantes do Cajun

Voltar ao topo da página