Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Café com Parceiros reúne organizações públicas que atuam com população de rua

Publicada em 08/11/2019, às 17h19

Por Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza

Elizabeth Nader

Café com Parceiros da Abordagem de Rua no CRPD

"Execução da política para a população de rua é responsabilidade de todos nós", disse subsecretária Anabel Gomes Pereira durante o encontro (Ampliar imagem)

Elizabeth Nader

Café com Parceiros da Abordagem de Rua no CRPD

Integrantes da oficina de artes do Centro-Pop fizeram uma apresentação musical na abertura do evento (Ampliar imagem)

Para alinhar objetivos, ações e recursos voltados para o atendimento à população de rua, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e representantes dos Conselhos Tutelares de Vitória, do Ministério Público e da 2ª Vara da Infância e da Juventude, além de entidades prestadoras de serviço, participaram de um encontro na tarde desta sexta-feira (8), no Centro de Referência para Pessoa com Deficiência (CRPD), em Segurança do Lar.

Foi a segunda edição do Café com Parceiros, um momento em que cada organização compartilha suas práticas, experiências, resultados e novos projetos. O encontro foi realizado pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e pelo Centro de Referência para a População em Situação de Rua (Centro-Pop), ambos ligados à Semas. 

"Nosso trabalho é intersetorial, e queremos que essa interface aconteça mais vezes, fortalecendo toda a rede de garantia de direitos. A execução da política para a população de rua é responsabilidade de todos nós", lembrou a subsecretária de Proteção Social Especial, Anabel Gomes Pereira.

O encontro de equipes técnicas também contou com a participação de usuários do Centro-Pop em processo de superação da situação de rua. Logo na abertura, integrantes da oficina de artes do serviço fizeram uma apresentação musical, que foi muito aplaudida pelos participantes. Foi a primeira apresentação do grupo "Dos Olhos da Rua".

"Queremos mostrar que somos seres humanos, que vivemos uma realidade muito difícil, mas temos talentos, fazemos arte, temos potencial", disse Johny Weverson, que apresentou um louvor de sua autoria.

Café com Parceiros

O encontro tem por objetivo reunir os profissionais dos serviços que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, integrado pela Semas - Centro-Pop e Abordagem Social -, Conselhos Tutelares, Ministério Público, Defensoria Pública, Vara da Infância e da Juventude e delegacias especializadas (Mulher e Criança e Adolescente).

"Quero aproveitar esse momento para celebrar o trabalho que fazemos ombro a ombro, em conjunto. O trabalho com população de rua é feito todos os dias, com comprometimento, com muitos desafios que só conseguimos superar juntos. E cada superação ou cada nova conquista é também fruto do trabalho de todos", disse a gerente da Média Complexidade, Marcilea Xavier Soares.

A primeira edição foi realizada em julho, na Unidade de Saúde de Andorinhas. O encontro reuniu equipes das unidades de Saúde de Vitória e o tema foi o atendimento a pessoas em situação de rua.

Elizabeth Nader

Café com Parceiros da Abordagem de Rua no CRPD

(Ampliar imagem)

Elizabeth Nader

Café com Parceiros da Abordagem de Rua no CRPD

(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site