Notícias

Cadeiras de rodas alertam para respeito a vaga de pessoa com deficiência e idoso

Publicada em 15/05/2019, às 15h25 | Atualizada em 15/05/2019, às 15h58

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Jeffte Oliveira/Setran
Maio Amarelo
Jeffte Oliveira/Setran
Maio Amarelo

Nesta quarta-feira (15), vagas de estacionamento nas ruas Chapot Presvot e Aleixo Netto, na Praia do Canto, foram ocupadas por cadeiras de rodas e andadores com mensagens habitualmente usadas pelos cidadãos para justificar a ocupação indevida dos locais destinados a esse público.

A atividade integrou a programação do movimento Maio Amarelo e também contou com a participação dos agentes da Guarda Municipal. Frases como "é rapidinho", "já volto" e "um minuto" foram expostas nos andadores e cadeiras. 

A atividade teve como objetivo fazer com que o cidadão se colocasse no lugar do outro e se sensibilizasse sobre a importância do respeito à pessoa com deficiência e ao idoso no trânsito.

Provocação

Segundo a gerente de Educação no Trânsito, Adriana Sossai, a estratégia de provocar os condutores sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito foi bem válida.

"As pessoas entenderam nossa intenção em levar informações e houve casos, inclusive, de gente pedindo para que a ação se repetisse em seus bairros. Ocupamos boa parte das vagas das ruas por algumas horas e a percepção dos técnicos foi de apoio e interesse", destacou.

A ideia partiu do fisioterapeuta neurológico Fernando Marcarini, que afirmou desejar mostrar o impacto do comportamento inadequado do motorista na vida de quem possui mobilidade reduzida.

A ação é uma parceria entre o especialista, as Secretarias de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) e de Segurança Urbana (Semsu), a Ilha Med Hospitalar, que fica na Praia do Suá, e a ortopedia Gonçalves Preira, na Ilha de Monte Belo.

Multas

Veja abaixo o número de motoristas que pararam veículos irregularmente em vagas para pessoas com deficiência e que foram multados:

  • 2017: 196
  • 2018: 121
  • nos três primeiros meses de 2019: 46.

Desrespeito

"Lido diariamente com pacientes idosos ou com mobilidade limitada e vejo como é comum as pessoas utilizarem, de forma inadequada, os espaços destinados a esse público. A ação hoje foi incrível, participativa e houve uma ótima recepção. O trânsito impacta direta ou indiretamente a vida de todos e precisamos estar alertas", destacou.

São veículos parados em rampas de acesso, em vagas de pessoa com deficiência, em acessos específicos, entre outros graves desrespeitos ao trânsito. O fisioterapeuta disse ainda que as desculpas são sempre as mesmas: “é rapidinho”, “já volto” e “um minuto”. Essas frases foram expostas durante a atividade.

Jeffte Oliveira/Setran
Maio Amarelo
Jeffte Oliveira/Setran
Maio Amarelo

Voltar ao topo da página