Notícias

BID: seminários alinham ações para aplicação de recursos em melhorias na capital

Publicada em 07/05/2019, às 12h12 | Atualizada em 08/05/2019, às 14h34

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Josué de Oliveira
Seminário do BID
Servidores participam de seminário sobre ações do BID no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé
Carlos Antolini
Bairro São Pedro
Serão realizadas obras de requalificação urbana na orla noroeste, desde São Pedro até Resistência

Em busca de uma cidade cada vez melhor e buscando recursos para a melhoria da capital, hoje (7), quinta (9) e na próxima terça (14), no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé, serão realizados seminários internos com as secretarias municipais envolvidas na 1ª etapa do Plano de Ação Vitória Sustentável (Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória), financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O objetivo do seminário é a apresentação, por cada uma das secretarias, dos projetos previstos para nivelamento da situação e da consolidação dos objetos visando à preparação das Missões de Pré-Arranque e Arranque com o BID, previstas para maio e junho de 2019.

O evento servirá para que os gestores possam alinhar objetos, apropriem-se dos processos e licitações e saibam os detalhes dos prazos, entre outros assuntos.

A previsão é de que a assinatura do contrato ocorra até o final deste mês.

Programa

Os recursos provenientes do BID serão investidos no Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória, que tem como principal objetivo contribuir para a redução da desigualdade urbana e socioeconômica, da vulnerabilidade e da degradação ambiental em Vitória, melhorando a qualidade de vida no município.

Serão realizadas obras de requalificação urbana na orla noroeste, desde São Pedro até Resistência, com a implantação de passeios contínuos com ciclovia, píeres, atracadouros de barcos, deques, praças, paisagismo e arborização urbana.

Esse projeto é fruto do concurso público de mesmo nome, realizado em 2013, e foi construído com a participação e aprovação das comunidades locais beneficiárias diretas.

Ainda serão investidos recursos em meio ambiente para recuperação de áreas degradadas e de nascentes, contenção de encostas, estudos para Planos de Manejos de Unidades de Conservação, dentre outros, além de projetos de modernização da administração municipal, como a implantação do Centro de Cooperação da Cidade, que permitirá maior integração e dinamicidade na gestão da cidade.

Violência

O programa prevê ainda ações de segurança cidadã com a criação da Rede Integrada de Prevenção Social da Violência (RIPSV), que será responsável por soluções conjuntas focadas nos jovens de 15 a 24 anos e com a finalidade de reduzir a violência nos territórios da capital.

Boa avaliação

Os consultores do BID ficaram impressionados com os documentos do empréstimo e a metodologia de avaliação da capital. Eles realizam uma classificação para medir a avaliabilidade de cada operação do BID. isso é chamado de Matriz de Eficácia no Desenvolvimento (Development Effectiveness Matrix, DEM).

Vitória recebeu o ranking de 9,9, de 10 pontos. Este é o terceiro maior ranking das quase 100 operações aprovadas pelo BID no ano passado. O ranking é o mais alto de qualquer operação que foi aprovada no Brasil e em todo os países do Cone Sul. A pontuação da operação de Vitória junto ao BID reflete a ótima estrutura, a lógica e a atenção à sustentabilidade, bem como a qualidade dos projetos e o desempenho dos servidores da Prefeitura que se dedicam à concretização da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis em Vitoria.


Voltar ao topo da página