Notícias

Biblioteca Municipal sediará encontro de formação de mediadores de leitura

Publicada em 15/10/2019, às 17h37 | Atualizada em 15/10/2019, às 18h15

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Edlamara Conti


André Sobral
Casarão Cerqueira Lima
Objetivo do evento na Biblioteca Municipal é estimular e fortalecer o circuito de atividades dedicadas ao contato com a leitura no Centro

A Biblioteca Pública Municipal de Vitória "Adelpho Poli Monjardim" será palco de abertura da I Jornada de Formação pra Mediadores de Leitura, que ocorre nesta sexta (18), a partir das 14 horas. A ideia é reunir voluntários e interessados em leitura para promover a criação de clubes de leitura em diversos bairros da capital.

A iniciativa é do projeto RELer&fazer, programa de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

O objetivo do projeto de extensão "Jornadas de Formação Continuada para Mediadores de Leitura" é estimular e fortalecer o circuito de atividades dedicadas ao contato com a leitura no Centro e, a partir daí, em outros bairros e municípios, integrando leitores experientes e inexperientes.

O coordenador do projeto, professor Orlando Lopes, conta que as jornadas devem ocorrer mensalmente com encontros de um dia, junto da atuação de Grupos de Estudo e Trabalho. A programação será ao mesmo tempo formativa e cultural.

"Na parte cultural, a ideia básica é estimular o encontro e a realização de clubes de leitura no Centro de Vitória, tanto em espaços públicos quanto em espaços privados e não-governamentais. Na parte educacional, serão oferecidas atividades como minicursos e oficinas para formar mediadores de leitura, ou seja, pessoas que ajudam a conduzir encontros de discussão entre leitores”, explicou o professor.

A Biblioteca Municipal é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

 Serviço
Jornadas de Formação Continuada para Mediadores de Leitura — RELer&fazer
Quando: sexta-feira (18 de outubro), às 14 horas
Onde: Biblioteca Municipal - Casarão Cerqueira Lima, Cidade Alta
Público de interesse: pessoas interessadas em promover atividades de estímulo à leitura
Programação completa: clique aqui
Inscrições: clique aqui

Voltar ao topo da página