Notícias

Biblioteca Municipal completa 79 anos com programação especial literária on-line

Publicada em 24/07/2020, às 15h04 | Atualizada em 26/07/2020, às 13h03

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

André Sobral
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Aniversário de 79 anos da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim vai ser marcado por uma programação literária especial

O aniversário de 79 anos da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim vai ser marcado por uma programação literária especial para agradar a todos os tipos de leitores. A programação ocorre entre os dias 27 a 31 de julho, com vídeos publicados no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.

Há contação de histórias, poesia, encontro com o escritor, indicações de leituras, além de palestras sobre temas relevantes da literatura capixaba e brasileira.

A história da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), é marcada por projetos que levam ao público o incentivo ao hábito da leitura. O mais conhecido deles é o "Viagem pela Literatura", premiado nacionalmente e que ocorre há 25 anos com ações diversificadas.

"Nesses 79 anos, a Biblioteca Municipal sempre cumpriu com o papel de levar o incentivo à leitura a todos os tipos de público e idade. Mesmo com o isolamento neste ano, não poderíamos deixar de marcar a data trazendo conteúdos de qualidade para toda a população", conta a coordenadora da Biblioteca, Elizete Caser.

Conhecimento

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, destacou o papel desempenhado pela Biblioteca Municipal, não só de guardar o conhecimento, mas, principalmente, de divulgá-lo.

"A Biblioteca Municipal é uma política pública muito eficiente da Secretaria de Cultura. Ela leva a quem mais precisa o livro, o conhecimento, o saber. Sem dúvidas, uma contribuição fundamental para expandir nossas visões de mundo", disse. 

Breve histórico

Flávio Almeida
Fachada da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Desde 24 de junho de 2016, a Biblioteca está localizada no Casarão Cerqueira Lima, localizado na Cidade Alta (ampliar)

Em 29 de julho de 1941, o prefeito Américo Poli Monjardim instituiu a Biblio-Pinacoteca Municipal, dividida em Biblioteca e Pinacoteca. No dia 2 de dezembro do mesmo ano, ela abre ao público na avenida Capixaba, com um acervo de aproximadamente 2 mil exemplares, mobiliário moderno.

A Biblioteca Municipal funcionou em vários espaços do Centro de Vitória e também na Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na avenida Vitória, até 1992. Em abril do mesmo ano, passou a funcionar na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.

No ano de 2015, funcionou na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, à época localizada no Centro Histórico. Desde 24 de junho de 2016, está no Casarão Cerqueira Lima, localizado na Cidade Alta.

Confira a programação completa logo abaixo. 

Programação

Disponível no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória

Segunda-feira, 27 de julho
- Palestra "Escritoras negras brasileiras" - pelas professoras Débora Cristina de Araújo e Andreia Teixeira Ramos, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes);

Terça-feira, 28 de julho
- Contação de histórias do projeto "Viagem pela Literatura" com o grupo "Chão de Letras";
- Desenhar e colorir a Pedra dos Dois Olhos, por Andréa Espíndula, acompanhada da história "A Pedra dos Dois Olhos", lenda capixaba do escritor Adelpho Poli Monjardim e narrada em áudio por Rogério Fraga;

Quarta-feira, 29 de julho
- Palestra "Notícias sobre Adelpho Poli Monjardim", por Fernando Achiamé;

Quinta-feira, 30 de julho
- Encontro com o Escritor;

Sexta-feira, 31 de julho
- Hora da Poesia.


Voltar ao topo da página